Dr. Arthur Vicentini

Carreira de Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Atualizado em: 04/04/2024
Tempo de leitura: 3 minutos
Na jornada de um médico, as responsabilidades vão muito além do estetoscópio e da sala de cirurgia. Associado à prática médica, surgem uma série de outras funções e desafios que moldam a carreira desse profissional de forma única.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste texto, vamos falar um pouco sobre algumas outras funções que o médico e cirurgião tem ao longo da sua carreira. Confira!

Funções médicas além do consultório

Além de ser cirurgião, associado a isso, existem várias outras funções que a gente acaba desenvolvendo na nossa carreira. O médico ele não é só médico, ele não é só alguém que atende ou que eventualmente opera (depende da especialidade), ele precisa pensar em outras várias coisas que estão associadas em volta disso.

Algumas dessas funções são:

Comunicação

Uma das coisas que o médico precisa ser é bom comunicador. Enquanto eu gravo estou com outras pessoas ao redor e a gente fica batendo papo, dando um pouco de risada, mas falando o quanto é difícil falar com vocês aqui, gravar esses vídeos, conversar com uma câmera sem uma resposta, sem uma reação, sem saber o que as pessoas vão reagir depois nas mídias sociais, isso é bastante complicado. A gente tem dificuldade no começo, mas depois de um tempo vai acostumando.

Gestão e administração

Outra coisa que o médico precisa é ser um bom gestor, é um bom administrador. Eu conheço médicos muito bons, técnicos muito bons, mas que a carreira não deslanchou, não andou bem porque ele não soube administrar o consultório, porque não soube organizar bem com a secretária, porque teve alguma dificuldade financeira, às vezes relacionado com o consultório, e isso atrapalha bastante no desenvolvimento da carreira.

Ensinar

Quando a gente faz o nosso desenvolvimento de carreira, quando a gente acaba trabalhando como médico e fazendo uma carreira completa, a gente acaba tendo a necessidade sempre de ensinar as pessoas, não só os pacientes, mas ensinar também outros alunos, outros estudantes, pessoas que estão começando a carreira, ou que já estão até às vezes um pouco mais velhas do que a gente, mas que tem alguma dificuldade, que tem alguma mudança aí nesse caminho.

Eu tenho tido o acompanhamento, nesses últimos tempos, de estudantes de faculdades de medicina que estão começando a carreira, estão começando a entender um pouquinho o que é o médico, o que o médico faz, como que é o médico fora do ambiente hospitalar ou daquele ambiente acadêmico mais fechadinho, mais regrado, então como ele vai desenvolver todas as atividades dele.

Escolhendo a sua área

Se vocês tiverem interesse e conhecerem pessoas que estão nessa fase de faculdade, de escolher a especialidade, de desenvolver alguma outra atividade, compartilhem esse conteúdo, façam chegar a essas pessoas esse tipo de informação, porque às vezes acaba direcionando a pessoa para um caminho diferente daquele que ela imaginava.

É muito comum no começo da vida de faculdade a gente falar "Ah, quero fazer pediatria, quero fazer neurocirurgia", mas depois de um tempo a gente vai se envolvendo em outras especialidades e conhecendo um pouquinho melhor a vida do especialista, para que a gente possa mesmo escolher aquilo que a gente vai fazer para o resto da vida, porque querendo ou não após formado pode fazer outras especialidades, pode trocar de caminho, mas normalmente, a gente escolhe uma especialidade e vai seguir aquilo por 20, 30, 40 anos.

Então, se vocês conhecem alguém que está nesse momento de decisão, nesse momento de indecisão, compartilhem esse conteúdo com essas pessoas, discutam aqui, tragam esses comentários para que a gente possa ir conversando e desenvolver um pouquinho melhor a carreira e os médicos do Brasil mesmo, que a gente possa levar isso adiante.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross