Sumário
A tireoide é uma glândula endócrina, ou seja, que produz hormônio e faz parte do sistema endócrino, assim como o pâncreas, as gônadas, os testículos, os ovários, a hipófise, entre outros. Portanto, são várias glândulas endócrinas que produzem hormônios.
Anatomia da Tireoide
Essa glândula costuma ter o formato que vocês estão vendo nessa imagem (minuto 0:39).
A tireoide é composta por lobo esquerdo, lobo direito e istmo, e esses são os nomes que costumamos ver nos laudos, relatórios de ultrassonografia e outros exames complementares.
Laringe e traqueia
Acima da tireoide é possível ver a laringe, que é a caixa da voz, e um pouco mais para baixo tem a traqueia, que é o canal por onde o ar desce até o pulmão e depois os gases saem para conseguirmos manter a respiração.
Os anéis de cartilagem da traqueia (minuto 1:19) são importantes para manter ela aberta e o ar passando.
Lobo direito, esquerdo e istmo
Nesta imagem (minuto 1:25), podemos ver a tireoide de uma forma mais anatômica e com uma cor mais parecida com o normal. É possível visualizar o lobo direito, o lobo esquerdo e o istmo.
Lóbulo piramidal
Muitas vezes nós temos essa projeção superior (minuto 1:53), que na verdade é um resquício embriológico e chamado de lóbulo piramidal.
Linfonodos
É possível observar também umas bolinhas verdes espalhadas pela imagem (minuto 2:06), que são os linfonodos, ou seja, os gânglios linfáticos, muito importantes para o sistema de defesa e de drenagem do nosso organismo.
Veias jugulares e artérias carótidas
Os vasos sanguíneos em azul (minuto 2:29) são as veias jugulares internas que transportam o sangue da cabeça para o coração. E os vasos sanguíneos em vermelho (minuto 2:48) são as artérias carótidas comuns, tanto a direita quanto da esquerda, que levam o sangue do coração para a cabeça.
É possível observar (minuto 3:00) que a tireoide tem muitos vasos sanguíneos, ou seja, é um órgão muito bem vascularizado, e por conta disso, temos que tomar muito cuidado durante a cirurgia para não ocasionar um sangramento e trazer problemas para o paciente.
Nervos laríngeos
Além disso, a tireoide também tem dois nervos da voz que saem dos nervos mais grossos, fazem uma curva e depois alcançam a laringe.
Nesta imagem (minuto 3:44), é possível observar a face posterior do lado direito da tireoide. O nervo laríngeo inferior sobe até chegar à laringe, que é onde ele entra e faz o funcionamento das cordas vocais acontecer.
E o nervo laríngeo superior também interfere na voz, mas não é tão importante quanto o laríngeo inferior.
Glândula endócrina que produz PTH
Além de todos os vasos sanguíneos, podemos observar duas bolas amarelas (minuto 4:11) que são glândulas endócrinas, mas produzem outro tipo de hormônio, conhecido como paratormônio ou PTH, que controlam o equilíbrio do cálcio no organismo.
Algumas pessoas têm doenças nas glândulas endócrinas e elas precisam ser removidas e retiradas.
Nas cirurgias de tireoide em si, o que nós costumamos fazer é preservar os vasos maiores, os dois nervos, manter as duas bolas amarelas e tirar apenas a tireoide e os vasos que estão dentro dela.
Se você gostou do conteúdo, compartilhe com alunos de medicina e/ou com pacientes que podem ter alguma doença relacionada com a tireoide e precisarão de uma cirurgia.