Dr. Arthur Vicentini

A eritroplasia pode evoluir para câncer de boca?

Atualizado em: 21/09/2023
Tempo de leitura: 3 minutos
A eritroplasia consiste em uma mancha avermelhada na pele ou na mucosa. Na boca, a eritroplasia pode estar presente nas gengivas, na língua, no soalho e no palato, entre outras regiões. Essas manchas muitas vezes são confundidas com úlceras e aftas, mas normalmente não melhoram depois de alguns dias ou poucas semanas. Essas lesões devem ser cuidadosamente avaliadas e acompanhadas, já que apresentam potencial de transformação para malignidade, ou seja, são consideradas lesões pré-malignas.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A Eritroplasia Pode Evoluir Para Cancer De Boca Dr Arthur Vicentini Bg
A Eritroplasia Pode Evoluir Para Câncer De Boca?

A eritroplasia é uma condição médica que consiste na presença de uma mancha vermelha ou avermelhada na pele ou nas mucosas. A eritroplasia pode ocorrer em diversas partes do corpo, incluindo a boca, língua, genitais e etc.

Na boca, a eritroplasia é encontrada em áreas como as gengivas, o soalho, a língua e o palato. Essas manchas vermelhas podem ser indolores ou dolorosas, não saem facilmente com a escovação ou atrito, e muitas vezes são confundidas com outras condições, como úlceras, aftas ou feridas.

Porém, a eritroplasia pode ser um sinal de lesões pré-malignas ou já estarem associadas a malignidade, em si. Por isso, é importante que sejam examinadas por um especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e investigadas/tratadas precocemente

Nesse artigo, abordaremos detalhes sobre a eritroplasia, incluindo suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento, assim como o risco de evoluir para câncer. Leia até o final e saiba mais.

Quais as causas da eritroplasia?

As causas da eritroplasia ainda não são completamente conhecidas, mas muitos casos estão associados ao tabagismo e ao consumo de álcool.

Além disso, a exposição crônica à luz solar também pode aumentar o risco de desenvolvimento de eritroplasia em algumas áreas da pele.

Em relação à mucosa oral, a eritroplasia pode ser causada por fatores como mau cuidado com os dentes e manutenção inadequada de próteses dentárias, irritação crônica, infecções virais, deficiências nutricionais e imunossupressão

Na prática clínica, vemos comumente as eritroplasias sofrerem transformações e desenvolverem câncer de boca, especialmente em fumantes e consumidores de álcool.

Quais os sintomas da eritroplasia?

A eritroplasia pode se apresentar com uma mancha vermelha ou avermelhada na pele ou na mucosa oral, que pode ser lisa ou levemente elevada. Essas manchas podem ser indolores ou dolorosas e podem ter bordas irregulares.

Na boca, a eritroplasia pode estar acompanhada de dor ao mastigar, sangramento gengival, mau hálito, perda de peso inexplicada e outros sintomas.

A eritroplasia é grave? Pode se tornar câncer de boca?

A eritroplasia é uma condição médica que deve levantar um sinal de alerta, tendo em vista ser considerada uma lesão pré-cancerosas ou pré-maligna. Por isso, é importante que sejam examinadas por um médico especialista para determinação do tratamento apropriado.

Em alguns casos, a eritroplasia pode evoluir para um câncer de boca, principalmente em fumantes e consumidores de álcool. O câncer de boca pode ser agressivo e se espalhar para outras partes do corpo, tornando-se uma condição séria e grave que merece ser abordada precocemente.

Porém, é importante ressaltar que nem todas as eritroplasias se tornam câncer oral. Com um diagnóstico precoce e um tratamento apropriado, muitos casos de eritroplasia podem ser tratados com sucesso!

Como é o diagnóstico e o tratamento da eritroplasia?

O diagnóstico da eritroplasia geralmente envolve uma anamnese minuciosa (ou seja, uma série de perguntas feitas pelo médico para direcionar as suspeitas e observar fatores de risco), um exame clínico para avaliar a mancha vermelha e, se necessário, coletar uma biópsia para determinar se a lesão é maligna.

O tratamento da eritroplasia depende da causa subjacente e do risco de desenvolvimento de câncer de boca. 

Em alguns casos, pode ser necessário remover cirurgicamente a lesão ou submetê-la a outros procedimentos, como a crioterapia ou a terapia fotodinâmica.

Além disso, é importante abordar quaisquer fatores de risco relacionados, como o tabagismo e o consumo de álcool, cuidar de forma adequada dos dentes e próteses dentárias, além de fazer mudanças no estilo de vida para reduzir o risco de câncer de boca!

Em alguns casos, pode ser necessário fazer um acompanhamento regular para monitorar a eritroplasia e detectar quaisquer alterações precocemente. 

Por isso, é importante seguir as recomendações do seu Cirurgião de Cabeça e Pescoço sobre tratamento e acompanhamento, para garantir a atenção necessária com a eritroplasia.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross