Dr. Arthur Vicentini

Lesões pré-malignas da Cavidade Oral

Atualizado em: 11/08/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Quando falamos de lesões pré-malignas da cavidade oral, estamos basicamente falando de leucoplasias, e eritroplasias, que são nomes relacionados a este tipo de situação.

https://www.youtube.com/watch?v=YWVraDLEb9c

No post de hoje, falaremos a respeito das doenças pré-malignas da cavidade oral. Continue nos acompanhando e descubra mais sobre o assunto!

O que são Lesões pré-malignas?

As lesões pré-malignas são lesões que caso o seu processo de formação não for revertido, se não for feito um tratamento adequado, uma observação, essas lesões podem se transformar em tumores malignos, podem se transformar em câncer.

Quais são os tipos de Lesões pré-malignas?

As duas lesões mais conhecidas, como eu citei, são as leucoplasias e as sinocoplasias.

Leucoplasias

As leucoplasias são placas esbranquiçadas que normalmente ficam na região onde podemos ter algum trauma na cavidade oral, na parte interna da bochecha ou na borda lateral da língua.

Eritroplasias

Pensando em lesões eritroplásticas, temos as eritroplasias, que são bem semelhantes à essas primeiras que citei, porém, são avermelhadas e tem uma chance maior de se tornarem tumores malignos.

Como aparecem estas lesões?

Normalmente, essas lesões podem apresentar:

  • Regiões de ferida;
  • Alguma região de sangramento;
  • Pouca dor (lesões lisas).

Se vocês conhecem alguém que fuma, que tem o hábito de usar bebidas alcoólicas em quantidades maiores ou que têm próteses dentárias, dentaduras que não são bem adaptadas, que passam por manutenção, pessoas que tem alguma ferida ou outra alteração, compartilhem este conteúdo para elas para que a gente possa desenvolver o hábito de cuidar melhor das pessoas e diminuir a chance de desenvolvimento de surgimento de tumores.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross