Dr. Arthur Vicentini

Eritroplasia é uma lesão pré-cancerígena? Entenda!

Atualizado em: 16/08/2022
Tempo de leitura: 3 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A eritroplasia é uma lesão avermelhada que se forma na mucosa da boca. Ela exige atenção porque tem potencial para evoluir para tumores malignos, por isso, fique atento ao surgimento deste tipo de lesão em sua boca.

Eritroplasia E Uma Lesao Pre Cancerigena Entenda Dr Arthur Vicentini Bg
Eritroplasia É Uma Lesão Pré-Cancerígena? Entenda!

Manchas e feridas que surgem na cavidade oral acendem um sinal de alerta. Elas podem estar relacionadas com condições simples, como as aftas ou uma inflamação de garganta, porém, também podem significar algo que requer mais atenção, como as eritroplasias.

Essa lesão costuma se formar com mais frequência na borda lateral ou na parte inferior da língua, no fundo da garganta e no assoalho da boca. Ela precisa ser analisada e tratada por um especialista porque o quadro tende a se agravar com o passar do tempo.

Mas você sabe se a eritroplasia é uma lesão grave? Existe o risco de desenvolver uma doença maligna a partir dela? Preparamos este artigo para responder essas e outras perguntas. Acompanhe!

O que é a Eritroplasia?

A eritroplasia é uma lesão que se manifesta como mancha ou placa avermelhada na mucosa da boca. Ela pode ter uma textura aveludada ou ocorrer como uma “placa” vermelha discreta. Geralmente é assintomática, mas sangra com facilidade quando tocada (friável).

Essa lesão avermelhada pode ocorrer em qualquer parte da mucosa oral ou da orofaringe, no entanto, é mais comum que se desenvolva nas bordas laterais da língua ou então na parte de baixo dela, no assoalho da boca e no palato mole (fundo da garganta). Não costuma estar associada a qualquer outra afecção bucal, como um trauma, queimadura ou abrasão de forma aguda.

A Eritroplasia pode evoluir para câncer de boca?

A ocorrência da eritroplasia é menor em comparação com as leucoplasias (lesão oral esbranquiçada ou acinzentada). Contudo, a eritroplasia costuma ser um quadro mais grave e mais próximo da malignidade.

A maioria das lesões avermelhadas tem potencial para evoluir para o câncer de boca, sendo assim, podemos classificar a eritroplasia como uma lesão pré-cancerígena. Mas para obter o diagnóstico correto é necessário coletar uma amostra de tecido para investigação. Logo, lesões suspeitas são submetidas à biópsia para verificar a presença de células cancerosas.

Existe tratamento para Eritroplasia?

Embora exista um grande risco de a eritroplasia ser um indicativo de câncer, nem sempre a biópsia indica a presença de células malignas. Por isso, o tratamento dessas lesões varia de acordo com as características de cada caso.

Se não houver a presença de malignidade, existe a possibilidade de a lesão regredir quando cessam as agressões aos tecidos locais. Geralmente, a eritroplasia está associada ao tabagismo, ao hábito de mascar tabaco ou de ingerir bebidas alcoólicas em maior quantidade. Então, a abstinência dessas substâncias pode contribuir com a recuperação dos tecidos.

Também vale lembrar que cuidados com a higiene e manutenção de próteses dentárias e dos próprios dentes nativos são essenciais para reduzir o risco de surgimento e agravamento de lesões.

Entretanto, quando há risco aumentado para o câncer ou a biópsia indica alterações malignas das células, é preciso intervir de imediato. O Cirurgião de Cabeça e Pescoço realiza uma cirurgia para retirar a lesão e os tecidos ao redor dela, a fim de eliminar todas as células malignas.

É possível prevenir a Eritroplasia?

Como explicamos, o tabagismo, mascar tabaco e ingerir bebidas alcoólicas são fatores de risco para a formação da eritroplasia. Lembrando também que esses hábitos contribuem para a manifestação do câncer de boca. 

Além deles, essa lesão é favorecida pelo descuido com a saúde bucal e um estilo de vida pouco saudável. Sendo assim, a prevenção é feita justamente com a adoção de hábitos mais saudáveis para evitar as agressões aos tecidos da boca. 

Também é muito importante ter o hábito de analisar a própria boca e passar em consultas periódicas com odontologista, a fim de adotar medidas preventivas personalizadas, quando necessário. Ao perceber qualquer sinal de eritroplasia, uma lesão ou alteração na mucosa oral, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço deve ser consultado.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross