Dr. Arthur Vicentini

Uso da Reposição Hormonal da Tireoide

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A queixa mais comum que temos no consultório é distúrbio de tiroide, ou seja, doenças relacionadas com a tireoide.

Quem faz uso de reposição hormonal?

Muitas vezes, o paciente procura o Cirurgião de Cabeça e Pescoço por conta de um nódulo tireoidiano, uma doença da tireoide ou às vezes até uma doença funcional.

Quando o paciente realiza a cirurgia de tireoide, sendo total ou parcial, e precisa de reposição hormonal, é muito comum ter que manter um acompanhamento mais prolongado com o médico, seja o Cirurgião de Cabeça e Pescoço, o endocrinologista ou outro especialista, por conta da dosagem e outros fatores.

Como tomar a reposição hormonal de tireoide?

Primeiramente, não tome o hormônio da tireoide junto com outras medicações. Esse medicamento deve ser tomado sozinho e deve ser o primeiro remédio a ser tomado de manhã.

Siga as orientações: assim que você acordar, tome o remédio e espere pelo menos 40 minutos para depois se alimentar ou tomar outros medicamentos.

Evite trocar os horários da medicação porque isso leva a uma redução da absorção e o corpo acaba ficando um pouco bagunçado.

Tente não trocar a marca da medicação, por mais que seja uma dose bastante pequena de hormônio. Não tem problema a dose ser alterada, até porque isso é bastante normal de ocorrer, porém, não troque de fabricante.

E por fim, quando você for realizar os exames de sangue relacionados com a reposição hormonal da tireoide, fique atento (a) se você está usando alguma medicação ou vitamina que possa interferir na dosagem, como é o caso da biotina.

Se você estiver fazendo uso de alguma medicação que interfira na dosagem, o ideal é suspendê-la por 72 horas antes da coleta dos exames. E no dia que for colher o exame, leve o comprimido ao laboratório e tome somente depois da coleta.

Se você conhece alguém que necessita de reposição de hormônio tireoidiano, compartilhe esse vídeo com essa pessoa! Será bastante útil e poderá evitar problemas futuros.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
a imagem mostra duas cartelas de remédio do lado esquerdo e duas setas indicando para o lado direito da imagem, que é onde tem um objeto em formato de tireoide.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher observa o próprio rosto no espelho, tocando a bochecha com expressão atenta, possivelmente avaliando sinais de paralisia facial.

Paralisia facial: o que é?

A paralisia facial pode ter causas graves e silenciosas. Saiba os sinais de alerta e a importância de buscar ajuda médica o quanto antes.
Saiba Mais
Médico examina o pescoço de paciente com luva azul, sugerindo avaliação de nódulos ou lesões na tireoide.

Cisto e nódulos na tireoide: qual a diferença?

Descubra o que são lesões de tireoide, como identificar cistos e nódulos, e quando é necessário investigar. Explicações do Dr. Arthur Vicentini.
Saiba Mais
Pessoa aponta um lápis para uma pinta escura e elevada na nuca, sugerindo análise dermatológica ou exame de sinais na pele.

Carcinoma espinocelular: o que é?

Carcinoma espinocelular: entenda o que é, onde aparece e os principais fatores de risco como sol, cigarro e álcool.
Saiba Mais
magnifiercross