Dr. Arthur Vicentini

Câncer de garganta: tratamentos

​Garganta é o nome popular, mas as pessoas da área da saúde costumam usar os termos faringe e laringe.

A faringe é dividida em três partes: rinofaringe, orofaringe e hipofaringe. Cada uma dessas regiões tem tumores específicos que trazem sintomas relacionados.

Existem muitos tumores que podem acometer a região da laringe, órgão também conhecido como caixa da voz, e que dão alterações na voz e na passagem do ar.

Tratamento do câncer de garganta

Normalmente, o tratamento de tumores dessas regiões é baseado em procedimentos cirúrgicos, principalmente aqueles tumores menores, bem localizados e que não estão disseminados para os linfonodos do pescoço.

Além desse, existem também os tratamentos complementares que, às vezes, podem até substituir a cirurgia.

Por exemplo, ao invés da cirurgia aberta em que é feito um corte na região, pode-se realizar o procedimento transoral, ou seja, por dentro da boca, como se fosse uma endoscopia. Dependendo do caso, é possível utilizar a cirurgia robótica.

Também existem as técnicas de quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, e muitas vezes podem ser utilizadas combinações de várias dessas técnicas.

A indicação do tratamento deve ser personalizada porque, dependendo do tipo de tumor, localização, idade do paciente e condição respiratória, o paciente poderá ter menos sequelas e alterações da qualidade de vida.


magnifiercross