Sumário
É importante saber que todas as cirurgias possuem riscos e benefícios, mas quando bem indicada, trazem mais benefícios. Para evitar possíveis complicações, é válido conhecer os principais cuidados que devem ser tomados, tanto no pré-operatório quanto no pós.
No pós-operatório da tireoidectomia, evite:
Exercícios físicos e abaixar a cabeça
Na cirurgia de tireoide, é feito um corte na região anterior do pescoço. Existem outras técnicas, mas essa é a mais clássica. No pós-operatório, o paciente deve evitar esforços físicos, carregamento de peso e abaixar a cabeça.
Isso porque tudo o que faz acumular sangue nessa região, pode aumentar o risco de sangramento, fazer um hematoma e até causar obstruções respiratórias.
Falar alto e ingerir alimentos pesados
O paciente deve evitar falar muito alto para não causar dores na garganta, e evitar comer coisas muito pesadas para não ter nenhum tipo de desconforto abdominal. Em geral, a maioria dos pacientes começa a se sentir melhor em 2 ou 3 dias.
Mexer no curativo
Existem diferentes técnicas que os cirurgiões utilizam para orientar seus pacientes. No caso dos meus pacientes, eu oriento sempre a não mexer no curativo. Você pode tomar banho, apenas evite esticar o pescoço e não deixe cair água em cima do curativo ou esfregar em cima dele. Caso nenhuma complicação aconteça, o curativo é retirado após 7, 10 ou 14 dias, além dos pontos.
Outras consequências da tireoidectomia
Alteração no hábito intestinal
Outra situação que também é bastante interessante na cirurgia da tireoide é que como qualquer outro procedimento, nós ficamos preocupados com as alterações no hábito intestinal.
A alteração no hábito intestinal também é uma preocupação na tireoidectomia, isso porque alguns pacientes relatam mais dificuldade de evacuação durante 2, 3 ou 4 dias. Por isso, uma alimentação saudável e mais leve é recomendada nos primeiros dias.
Trombose
Por fim, a trombose também é uma questão importante que devemos tomar cuidado. Boa parte dos pacientes usam meias elásticas para diminuir o risco de trombose venosa profunda, que é a formação de coágulos nas veias das pernas. Por conta disso, o paciente pode realizar pequenas caminhadas em ambientes mais restritos.
Esses são os cuidados mais importantes do pós-operatório das cirurgias de tireoide que nós fazemos.