Dr. Arthur Vicentini

Câncer de laringe: tratamento

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Em relação aos cânceres de laringe, por sua complexidade anatômica e funcional, a depender a localização do tumor, os sintomas podem se apresentar de formas distintas, com sintomas também diferentes entre si.

Seguindo o mesmo raciocínio, já que os tumores de apresentam de formas e em locais diferentes, o tratamento de cada um deles deve ser individualizado.

Tratamentos para o câncer de laringe

Laringectomia total

Quando se trata de tumores maiores, que levam a sintomas obstrutivos da via respiratória ou até invadem estruturas ao redor dela, esses tumores precisam ser tratados de forma mais agressiva.

Nestes casos, a cirurgia mais indicada é laringectomia total, procedimento no qual toda a laringe precisa ser retirada, levando o paciente a utilizar uma traqueostomia definitiva e utilizar formas alternativas de comunicação, já que a fala, como conhecemos, fica prejudicada.

Esvaziamento cervical

Em algumas situações, é indicado, além da retirada da laringe, o conhecido esvaziamento cervical, no qual são retirados os linfonodos (chamados popularmente de gânglios linfáticos), a fim de realizar o estadiamento e reduzir o risco de recidiva desses tumores.

Laringectomia parcial

Em outras situações, em tumores não tão grandes e em localizações mais privilegiadas, é possível indicar o tratamento com cirurgias parciais.

As laringectomias parciais são realizadas através de uma pequena incisão no pescoço do paciente, ou então, por via endoscópica (dentro da boca). Diversos aparelhos podem ser utilizados, a depender da técnica escolhida, tais como microscópico, LASER, etc.

Quimioterapia e radioterapia

Outra opção de tratamento, quando indicado, é o uso de quimioterapia, radioterapia ou uma combinação das duas.

Quando a laringe ainda tem as suas funções preservadas (proteção das vias aéreas inferiores, permitir a passagem do ar e a fala) e o tumor está numa localização em que a cirurgia traria muitas sequelas, pode ser feito o tratamento com radioterapia e quimioterapia para preservar essas funções.

Vale lembrar que todos os tratamentos possuem riscos e benefícios, por isso, a escolha deve ser individualizada e pensada de acordo com cada caso. Normalmente, é feita de forma multidisciplinar, ou seja, os médicos e demais profissionais de saúde que acompanham o paciente se reúnem para definir o melhor tratamento junto com o paciente.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra um homem com a mão na garganta.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
Imagem com fundo azul e figuras de vírus em vermelho, com o texto “Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?” e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?

Terapia-alvo e imunoterapia revolucionam o tratamento do câncer de cabeça e pescoço com mais eficácia, menos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida.
Saiba Mais
Imagem com a pergunta É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?, uma mulher tocando o pescoço e Dr. Arthur Vicentini ao lado.

É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?

Descubra como diferenciar nódulos benignos e malignos na tireoide. Saiba quais exames são essenciais para o diagnóstico e quando procurar um especialista.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2025
Atualizado em: 
14:18 | 03/04/2025
magnifiercross