Sumário
A maioria dos cânceres de tireoide são assintomáticos. No entanto, quando surgem sintomas, estes estão relacionados ao aumento do nódulo e com a invasão de estruturas adjacentes.
Diagnóstico do câncer de tireoide
Atualmente, a maioria do tumores de tireoide são descobertos de forma incidental, ou seja, por algum exame que é realizado na região cervical, ou no próprio ultrassom de tireoide “de rotina”.
Além disso, o paciente pode fazer alguns exames em outras regiões, e identificar um nódulo com características suspeitas de malignidade, muitas vezes assintomático. Como exemplos de exames, podemos ter ressonâncias de coluna cervical, PET-CT e outros.
Sintomas do câncer de tireoide
Com o aumento dos nódulos e/ou a invasão de estruturas adjacentes, os sintomas que podem aparecer são:
Rouquidão
Posteriormente à tireoide, em íntimo contato com ela, passa o nervo laríngeo inferior (conhecido também como nervo laríngeo recorrente) que faz a movimentação das cordas vocais. A rouquidão pode surgir quando esse nervo é acometido pelo tumor, gerando a paralisa daquela corda vocal.
Este sintoma pode ser decorrente de diversas outras doenças ou apenas de esforços vocais maiores. No entanto, em contexto de tumores de tireoide e excluídas outras causas, a rouquidão deve ser levada em consideração e investigada.
Disfagia / Engasgos / Hemoptise
Quando o aumento do tumor comprime outras estruturas do pescoço (como a faringe e o esôfago), pode ocorrer disfagia, ou seja, a dificuldade para engolir. Juntamente com este sintoma, pode ocorrer alterações da coordenação da deglutição, levando a engasgos frequentes e tosse.
Outra alteração possível, porém bastante rara, é a invasão do tumor no trato respiratório (laringe / traqueia), levando a sangramento local e tosse com sangue (conhecida como hemoptise)
Nódulo no pescoço
Além de todas essas alterações, um dos sintomas mais comuns dos tumores de tireoide é o aparecimento de nódulos visíveis no pescoço, causados pelo aumento de tamanho destes e a possibilidade de visualização direta.