Sumário
A Tireoide é uma glândula endócrina, que fica na região anterior do pescoço, na frente da caixa da voz e, assim como várias outras que temos em nosso organismo, produz hormônios.
Outras glândulas presentes em nosso corpo, como, por exemplo, a suprarrenal, a hipófise, uma parte do pâncreas, os ovários e testículos são produtores de hormônios, substâncias que interagem com o restante do nosso organismo e fazem a regulação dele.
A tireoide produz uma quantidade grande de hormônios, que podem atuar diretamente no organismo ou passar por um processo de modificação antes de serem ativados. Os mais conhecidos são o T3 e T4 Livre, mas vários outros podem ser citados. Esses hormônios fazem o controle e a regulação da velocidade do metabolismo do nosso organismo.
Sintomas do Hipertireoidismo
Quando a tireoide produz mais hormônio que o necessário, nós temos sintomas relacionados ao hipertireoidismo, como, por exemplo:
- aceleração do coração (taquicardia);
- aumento do ritmo intestinal;
- insônia;
- hiperfagia (fome exagerada);
- sudorese.
Sintomas do Hipotireoidismo
O contrário do hipertireoidismo é quando a tireoide funciona lentamente, ou seja, o hipotireoidismo.
Os sintomas são exatamente opostos em relação aos que foram citados acima. Portanto, o paciente pode apresentar:
- sono;
- cansaço;
- fraqueza;
- pele frágil.
A tireoide, além das alterações de função, pode ter alterações anatômicas, por exemplo, o aumento de tamanho, alterações de localização, surgimento de nódulos e até tumores.
Leia nosso blog e saiba mais sobre a tireoide, suas funções e as doenças que podem estar relacionadas a ela.