Dr. Arthur Vicentini

Ínguas no pescoço, devo me preocupar?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 1 minuto
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Íngua é o nome popular que as pessoas costumam dar para o aumento dos linfonodos, o que pode acontecer por diversos motivos.

O aumento dos linfonodos, em algumas situações, é mais preocupante e em outras é um pouco menos.

Causas e sintomas de íngua no pescoço

É bastante comum que o aumento dos linfonodos seja causado por alterações inflamatórias ou por infecções locais que fazem com que esses gânglios fiquem um pouco doloridos ou um pouco avermelhados. Chamamos esse mecanismo de "reacional".

Na maioria dos casos, são mecanismos benignos que não trazem grandes preocupações.

Quando devo me preocupar?

Caso tenhamos um aumento dos linfonodos de por tempo mais prolongado, associado à febre, de uma forma bastante dolorosa ou com os linfonodos ficando aderidos uns aos outros, isso pode trazer mais preocupação.

Em geral, precisa ser avaliado por um médico especialista, um Cirurgião de Cabeça e Pescoço, quando esses sintomas aparecem na região cervical.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
inguas no pescoco - devo me preocupar - dr arthur vicentini - cirurgião de cabeça e pescoço - crm - 154-086

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais sintomas indicam câncer na garganta, cabeça e pescoço?

Confira os principais sintomas do câncer de garganta e saiba quando procurar ajuda médica. Diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Saiba Mais
Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
Imagem com fundo azul e figuras de vírus em vermelho, com o texto “Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?” e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?

Terapia-alvo e imunoterapia revolucionam o tratamento do câncer de cabeça e pescoço com mais eficácia, menos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida.
Saiba Mais
magnifiercross