Sumário
O hipertireoidismo é uma doença bastante frequente na nossa população e nada mais é do que o aumento de produção de hormônios da tireoide, levando à aceleração do funcionamento do organismo.
Sintomas do hipertireoidismo
O excesso dos hormônios tireoidianos circulantes no sangue acaba deixando o nosso metabolismo acelerado e vários problemas podem acontecer, como, por exemplo:
- Aumento do hábito intestinal;
- Dificuldade para dormir;
- Hiperfagia (mais fome do que o normal);
- Excesso de calor;
- Taquicardia (aceleração do coração);
- Exoftalmia (olhos saltados).
Doença de Graves x Hipertireoidismo
A Doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo, porém, existem outras causas que não estão relacionadas com ela.
A doença de Graves é causada por alguns anticorpos que o nosso próprio sistema imunológico produz. Esses anticorpos simulam a ação de outro hormônio que estimula a tireoide e a célula da tireoide interpreta que precisa produzir mais hormônio, apesar de os níveis já estarem altos.
Com a produção excessiva dos hormônios, a tireoide pode aumentar de tamanho, às vezes ficando visível; pode comprimir as estruturas cervicais, gerando dificuldade para engolir, para respirar e para falar. Porém, em outras situações, a tireoide apenas aumenta de tamanho, não gerando sintomas compressivos.
Os mesmos anticorpos que levam à produção aumentada dos hormônios da tireoide também podem acometer algumas estruturas da órbita (cavidade onde os olhos estão encaixados). E essas estruturas podem inchar e deixar os olhos saltados por conta do volume. Essa causa é chamada de proptose ou exoftalmia.
Saiba que existem outras causas para o hipertireoidismo, porém, a doença de Graves é a mais comum.