Dr. Arthur Vicentini

Entenda como a Sialoendoscopia é realizada

Atualizado em: 24/07/2024
Tempo de leitura: 1 minuto
A sialoendoscopia é uma valiosa ferramenta para o diagnóstico e tratamento de condições relacionadas às vias salivares, como a parótida e a glândula submandibular.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste texto, exploraremos em detalhes o que é a sialoendoscopia, como é realizada e como pode beneficiar a qualidade de vida dos pacientes. Confira!

O que é Sialoendoscopia

Quando falamos a respeito de sialoendoscopia, estamos tratando de uma técnica relativamente nova, com menos de 25 anos desde sua invenção e descrição. Essa técnica é utilizada para propósitos específicos, principalmente relacionados aos canais salivares da parótida ou da glândula submandibular.

A sialoendoscopia é um procedimento endoscópico dentro do canal da saliva, que pode ser tanto da parótida quanto da glândula submandibular. Estes canais são finos, mas frequentemente apresentam obstrução, cálculos ou outros materiais, prejudicando a drenagem da saliva.

Como é feito o procedimento

No procedimento, um aparelho fino é inserido nos canais, após uma dilatação leve, para tentar resolver o problema, seja removendo cálculos, reduzindo estreitamentos ou realizando uma limpeza da região. Este procedimento é normalmente realizado em hospitais ou clínicas com boa estrutura, sob anestesia geral para garantir o conforto do paciente e facilitar a manipulação.

A duração típica é de cerca de 2 a 3 horas, e quando a obstrução é removida com sucesso, proporciona uma melhora significativa ao paciente. 

Se conhece alguém com obstrução ou cálculos nas glândulas salivares, compartilhe este conteúdo para divulgar informações úteis sobre a sialoendoscopia, um avanço na cirurgia de cabeça e pescoço.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
a imagem cirurgião realizando um procedimento em um paciente deitado

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
Imagem com fundo azul e figuras de vírus em vermelho, com o texto “Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?” e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?

Terapia-alvo e imunoterapia revolucionam o tratamento do câncer de cabeça e pescoço com mais eficácia, menos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida.
Saiba Mais
Imagem com a pergunta É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?, uma mulher tocando o pescoço e Dr. Arthur Vicentini ao lado.

É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?

Descubra como diferenciar nódulos benignos e malignos na tireoide. Saiba quais exames são essenciais para o diagnóstico e quando procurar um especialista.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2025
Atualizado em: 
14:18 | 03/04/2025
magnifiercross