Dr. Arthur Vicentini

Entenda como a Sialoendoscopia é realizada

Atualizado em: 20/10/2023
Tempo de leitura: 1 minuto
A sialoendoscopia é uma valiosa ferramenta para o diagnóstico e tratamento de condições relacionadas às vias salivares, como a parótida e a glândula submandibular.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste texto, exploraremos em detalhes o que é a sialoendoscopia, como é realizada e como pode beneficiar a qualidade de vida dos pacientes. Confira!

O que é Sialoendoscopia

Quando falamos a respeito de sialoendoscopia, estamos tratando de uma técnica relativamente nova, com menos de 25 anos desde sua invenção e descrição. Essa técnica é utilizada para propósitos específicos, principalmente relacionados aos canais salivares da parótida ou da glândula submandibular.

A sialoendoscopia é um procedimento endoscópico dentro do canal da saliva, que pode ser tanto da parótida quanto da glândula submandibular. Estes canais são finos, mas frequentemente apresentam obstrução, cálculos ou outros materiais, prejudicando a drenagem da saliva.

Como é feito o procedimento

No procedimento, um aparelho fino é inserido nos canais, após uma dilatação leve, para tentar resolver o problema, seja removendo cálculos, reduzindo estreitamentos ou realizando uma limpeza da região. Este procedimento é normalmente realizado em hospitais ou clínicas com boa estrutura, sob anestesia geral para garantir o conforto do paciente e facilitar a manipulação.

A duração típica é de cerca de 2 a 3 horas, e quando a obstrução é removida com sucesso, proporciona uma melhora significativa ao paciente. 

Se conhece alguém com obstrução ou cálculos nas glândulas salivares, compartilhe este conteúdo para divulgar informações úteis sobre a sialoendoscopia, um avanço na cirurgia de cabeça e pescoço.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nódulos da parótida: quais são os sinais de alerta?

Descubra as origens, sinais de alerta e as indicações de cirurgia dos nódulos na parótida. Informe-se para entender mais sobre essa glândula. Saiba mais!
Saiba Mais

Nódulos de Tireoide são sempre malignos?

Descubra sobre os nódulos na tireoide: o que são, sintomas e como avaliar. Informações essenciais para a saúde da sua glândula tireoide.
Saiba Mais

Alterações na voz e reabilitação vocal

Descubra a tireoplastia e outras técnicas para reabilitação vocal. Melhore sua qualidade de vida e comunicação. Saiba mais agora!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:05 | 19/02/2024
magnifiercross