Sumário
Neste texto vamos abordar quais são os sintomas de cálculo nas glândulas salivares e possíveis tratamentos para este caso. Eles são pequenas pedras que se formam dentro dessas glândulas. Essa condição é conhecida como sialolitíase. As pedras se formam a partir de sais minerais presentes na saliva, que podem cristalizar e gerar cálculos que aumentam com o tempo.
Sintomas do cálculo nas glândulas salivares
O paciente pode apresentar sinais de obstrução, como:
- inchaço,
- dor,
- inflamação
- infecções.
O primeiro sintoma é o inchaço da glândula, acompanhado de sinais inflamatórios e infecciosos. Nos casos mais graves, pode haver secreção de pus, dor crônica e irradiação para outras regiões, como a orelha, cabeça, pescoço e boca.
Diagnóstico e possíveis tratamentos
O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como ultrassonografia e tomografia, que permitem identificar a presença do cálculo, seu tamanho e localização, ajudando a determinar o tratamento mais adequado. Uma das opções de tratamento é a remoção do cálculo, que pode ser feita por dentro da boca, via externa ou com sialoendoscopia. Em casos graves, pode ser necessária a remoção da glândula por completo, principalmente quando já está muito danificada.
Enfatiza-se que a glândula submandibular é a mais comumente removida, enquanto a glândula parótida é preservada sempre que possível, devido à presença de nervos importantes na região.
Recomenda-se que pessoas com sintomas ou condições relacionadas procurem um cirurgião de cabeça e pescoço para avaliação e tratamento.