Dr. Arthur Vicentini

Você já ouviu falar em cálculo nas glândulas salivares?

Atualizado em: 04/10/2024
Tempo de leitura: 2 minutos
Os cálculos nas glândulas salivares (cialolitíase) são pequenas pedras formadas por sais minerais que podem causar inchaço, dor e inflamação. Em casos graves, há secreção de pus e dor irradiada para o pescoço e a boca. O diagnóstico é feito por exames de imagem como ultrassonografia e tomografia.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste texto vamos abordar quais são os sintomas de cálculo nas glândulas salivares e possíveis tratamentos para este caso. Eles são pequenas pedras que se formam dentro dessas glândulas. Essa condição é conhecida como sialolitíase. As pedras se formam a partir de sais minerais presentes na saliva, que podem cristalizar e gerar cálculos que aumentam com o tempo.

Sintomas do cálculo nas glândulas salivares 

O paciente pode apresentar sinais de obstrução, como:

  • inchaço, 
  • dor,
  • inflamação
  • infecções. 

O primeiro sintoma é o inchaço da glândula, acompanhado de sinais inflamatórios e infecciosos. Nos casos mais graves, pode haver secreção de pus, dor crônica e irradiação para outras regiões, como a orelha, cabeça, pescoço e boca.

Diagnóstico e possíveis tratamentos

O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como ultrassonografia e tomografia, que permitem identificar a presença do cálculo, seu tamanho e localização, ajudando a determinar o tratamento mais adequado. Uma das opções de tratamento é a remoção do cálculo, que pode ser feita por dentro da boca, via externa ou com sialoendoscopia. Em casos graves, pode ser necessária a remoção da glândula por completo, principalmente quando já está muito danificada.

Enfatiza-se que a glândula submandibular é a mais comumente removida, enquanto a glândula parótida é preservada sempre que possível, devido à presença de nervos importantes na região.

Recomenda-se que pessoas com sintomas ou condições relacionadas procurem um cirurgião de cabeça e pescoço para avaliação e tratamento.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Mulher com expressão de desconforto segurando a garganta, destacada por uma coloração vermelha que simboliza dor ou inflamação, com o ícone do YouTube sobreposto.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais sintomas indicam câncer na garganta, cabeça e pescoço?

Confira os principais sintomas do câncer de garganta e saiba quando procurar ajuda médica. Diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Saiba Mais
Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
Imagem com fundo azul e figuras de vírus em vermelho, com o texto “Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?” e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?

Terapia-alvo e imunoterapia revolucionam o tratamento do câncer de cabeça e pescoço com mais eficácia, menos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida.
Saiba Mais
magnifiercross