Sumário
A Laringe, popularmente conhecida como “caixa da voz”, é onde se encontram as cordas vocais. Anatomicamente, o nome correto é “pregas vocais”, mas o nome cordas vocais ficou consagrado pelo uso.
Causas de tumores nas cordas vocais
As cordas vocais ficam contidas dentro da laringe, numa região conhecida como glote. A laringe é um órgão localizado na região superior do pescoço, logo após a faringe. É por ela que passa o ar, no caminho entre o ambiente externo e os pulmões. Logo após a laringe, encontramos um órgão chamado de “traqueia”, onde encontramos alguns anéis de cartilagem e por onde o ar alcança os pulmões para que ocorram as trocas gasosas.
Neste trajeto, o ar passa entre as pregas vocais e as faz vibrar, causando a emissão dos sons da voz.
Por conta da passagem principalmente de toxinas relacionadas ao cigarro, os pacientes fumantes, pessoas que possuem contato com forno à lenha ou com outros produtos químicos podem desenvolver tumores da região da laringe.
O principal sítio de desenvolvimento dos tumores da Laringe é a glote, onde se localizam as cordas vocais, já que é ali onde se concentra boa parte das toxinas citadas acima, causando mutações das células, que podem levar ao surgimento do câncer.
Sintomas de tumores nesta região
Em geral, o paciente pode ter alterações da voz, problemas de obstrução respiratória, sangramento e dor.