Dr. Arthur Vicentini

Tumores de Couro Cabeludo: qual a prevenção?

Atualizado em: 28/07/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Os tumores mais comuns envolvendo o couro cabeludo incluem carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma maligno.

Quando falamos a respeito de tumores de couro cabeludo, nós estamos falando de uma infinidade de doenças diferentes e fatores de risco. No post de hoje, falaremos sobre estes tumores e seus tipos de prevenção. Acompanhe!

Como surgem estes Tumores?

Aqui no Brasil, como moramos em um lugar com quantidade de sol muito grande independente do região, mas principalmente nas regiões norte e nordeste, nós temos uma quantidade de sol muito grande em comparação com outros países do mundo e não à toa acabamos tendo uma das taxas mais elevadas de surgimento de tumores de couro cabeludo e é importante conversarmos sempre à respeito disso para poder preparar e prevenir as pessoas e o surgimento deste tipo de lesão.

Os tumores de couro cabeludo, basicamente, são muito semelhantes aos tumores de pele, são tumores desta mesma região, mas é uma situação, porque apesar de nós termos o cabelo, algumas pessoas com uma quantidade maior e densidade maior dos fios de cabelo, existe a possibilidade de surgimento destas lesões mesmo com essa proteção, e muitas vezes as pessoas esquecem de fazer a proteção adequada contra a irradiação solar.

Como se proteger contra a irradiação solar?

A exposição solar pode ser muito maior em algumas regiões da pele e em determinadas épocas do ano, mas mesmo em fase de inverno, é importante tomarmos alguns cuidados, como:

  • Usar protetor solar;
  • Usar bonés e chapéus;
  • Usar produtos específicos para proteção do couro cabeludo.

Então, atenção para este tipo de proteção, para que a gente evite a exposição excessiva ao sol em momentos inadequados ou por períodos muito prolongados, e caso surja alguma ferida no couro cabeludo que não cicatriza, regiões com sangramento, alteração na pigmentação de alguma pinta, de alguma lesão que já existe, procure um cirurgião de cabeça e pescoço para que ele possa fazer uma análise desta situação, talvez eventualmente até uma biópsia, se for necessário o tratamento mais precoce possível, evitando sequelas, diminuindo a dimensão da lesão e do tratamento em si!

Se vocês conhecem alguém que tem alguma lesão na pele, que se expôs muito ao sol durante a vida, fiquem a vontade para compartilhar este post e nos acompanhem para que a gente sempre aprenda mais sobre o mundo da cirurgia de cabeça e pescoço!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross