Dr. Arthur Vicentini

TSH alterado, pode ser Hipotireoidismo grave?

Atualizado em: 17/05/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
O TSH, ou hormônio tireoestimulante, é um hormônio muito importante para a tireoide, pois é responsável por induzir a maior ou menor atividade da glândula. Quando o hormônio tireoestimulante sofre alguma alteração nos seus níveis, isso pode indicar que a tireoide está com algum problema.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, iremos explicar porque ocorrem algumas alterações nos níveis de TSH, se é necessário investigar e como é feito o diagnóstico e tratamento para regular o seus níveis. Confira!

Como é produzido o TSH?

O hormônio tireoestimulante (TSH) é um hormônio que tem relação com a glândula tireoide mas que não é produzido por ela própria, na verdade, ele é produzido pela hipófise, que é uma glândula que fica na atrás dos olhos, e que é considerada a glândula mestra, pois ela faz todo o controle dos outros órgãos e glândulas do nosso corpo que produzem e secretam algum hormônio. 

Quando a hipófise produz uma quantidade inadequada de TSH, é possível que se tenha um distúrbio da tireoide.

Porque ocorrem alterações do TSH?

Normalmente, a tireoide pode estar produzindo muito hormônio por conta própria, devido ao estímulo de anticorpos e etc,e isso faz o TSH diminuir

Também podemos ter o contrário, a tireoide pode sofrer agressões, inflamações ou alterações também causadas por anticorpos, tirando a globulina e a peroxidase, e isso faz com que a tireoide vá perdendo função ao longo do tempo, fazendo com que a hipófise perceba isso através dos seus receptores e comece a aumentar a produção de TSH.

O TSH muito elevado ou muito diminuído podem sim ser sinais de disfunção da tireoide, que normalmente é um indicativo desse problema.

Diagnóstico e tratamento

Quando é notada uma alteração, é preciso fazer uma investigação complementar com exames mais profundos, às vezes até exames de imagem para poder entender o que está acontecendo anatomicamente com a glândula.

Baseado no resultado dos exames são tomadas medidas de reposição ou de bloqueio, e às vezes, quando necessário até medidas cirúrgicas.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
a imagem ilustra um tubo de sangue e uma folha de papel com o nome de alguns hormônios e o de TSH está ticado em vermelho

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pessoa tocando a região da garganta, destacando possível rouquidão ou desconforto persistente na voz.

Rouquidão persistente: pode ser motivo de preocupação?

Rouquidão pode ter várias causas. Descubra quando é hora de procurar um especialista e quais sinais merecem atenção.
Saiba Mais
Homem com expressão de desconforto, tampando os ouvidos, sugerindo problema auditivo ou dor.

Ouvido entupido constante pode ser tumor?

Entupimento no ouvido ou nariz pode ser infecção ou sinal de alerta. Saiba quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço.
Saiba Mais
Médico realiza exame de ultrassom na região da tireoide de uma paciente deitada, utilizando transdutor e luvas de proteção.

O que é TI-RADS e como ele classifica os nódulos na tireoide? 

Entenda o que é a classificação TI-RADS, como ela avalia nódulos da tireoide e quando é necessário realizar biópsia.
Saiba Mais
magnifiercross