Dr. Arthur Vicentini

Tratamento complementar com Iodo radioativo

Atualizado em: 04/08/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Quando a gente fala a respeito do tratamento complementar com iodo radioativo, nós estamos falando de pacientes que tiveram tumor de tireoide, um tumor maligno, que precisaram fazer uma cirurgia para remoção deste tumor e que depois vão passar por um tratamento complementar para reforçar as chances de evitarmos que este tumor volte.

No post de hoje, iremos falar a respeito do tratamento complementar com iodo radioativo. Continue nos acompanhando para saber mais sobre!

Como este Tratamento é realizado?

Este tratamento normalmente é feito por um médico nuclear, um especialista de medicina nuclear, e para que a gente possa fazer este tipo de tratamento, tem várias situações de preparo. A que irei falar hoje especialmente é a questão da restrição do iodo.

Restrição do Iodo

É muito importante que o paciente faça um preparo todo com restrição de iodo para que o corpo do paciente quando receber o iodo radioativo se comporte de forma mais adequada.

O que não ingerir durante o Tratamento?

Cada paciente precisa ser bem orientado para o tratamento, especificamente, ter uma lista de situações de alimentos e de outras substâncias que podem ser usadas e que não podem, mas em linhas gerais, a gente precisa evitar alimentos com iodos e outras substâncias.

É importante que o paciente evite:

  • Frutos do mar;
  • Sal comum;
  • Tintura de cabelo;
  • Alguns tipos de esmalte de unha.

Além de outras substâncias, para que o corpo esteja mais bem preparado.

Então, se você conhece alguém que fez o tratamento de tumor de tireoide, precisou passar por iodoterapia ou que está neste processo, está se preparando para complementar o tratamento, podem compartilhar este conteúdo com eles e nos acompanhem para aprenderem sempre mais sobre o mundo da cirurgia de cabeça e pescoço!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross