Dr. Arthur Vicentini

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Atualizado em: 16/05/2024
Tempo de leitura: 2 minutos
Quando falamos sobre a rouquidão, estamos explorando as diversas nuances das alterações vocais. Desde uma voz levemente abafada até um timbre mais fraco ou soprosa, há uma variedade de manifestações específicas a considerar.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

No post de hoje, vamos falar sobre as diversas nuances das alterações vocais, conhecidas como rouquidão, suas causas, sintomas e fatores de risco. Confira! 

A Fisiologia da Produção Vocal

Nossa voz é o resultado da interação de diversas estruturas localizadas na região do pescoço, conhecidas como caixa da voz ou laringe. Essas estruturas se comunicam e se articulam, compreendendo uma variedade de cartilagens e músculos. 

O posicionamento dessas estruturas, juntamente com a passagem do ar, influencia a vibração das cordas vocais e das pregas vocais, essencial para o desenvolvimento da fala. Após essa vibração inicial, o som percorre a faringe, a boca e o nariz, permitindo-nos emitir os sons necessários para a comunicação.

Fatores Causadores de Alterações

Existem várias possibilidades de alterações nesse processo anatômico e fisiológico. Por exemplo, pode ocorrer dificuldade das cordas vocais em se aproximarem uma da outra, presença de nódulos ou tumores que interferem no contato entre elas, ou ainda obstruções na passagem do ar após a produção vocal, resultando em ressonância inadequada.

Essas alterações podem ser provocadas por diversos fatores, como obstruções na garganta, faringe ou boca, seja por tumores, restrições de mobilidade, variações de tamanho ou volume da língua. É importante ressaltar que muitas vezes essas alterações são fisiológicas e temporárias.

Causas e Sintomas da Rouquidão

Por exemplo, situações como assistir a um jogo de futebol, um show ou o uso prolongado e intenso da voz podem resultar em fragilidade ou lesões nas cordas vocais, levando à rouquidão. É importante considerar outros possíveis fatores associados e avaliar os riscos e o tempo de evolução desses sintomas.

Por exemplo, os homens têm maior predisposição a esse tipo de alteração, assim como os fumantes. 

Fatores de Risco e Sinais de Alerta

É crucial estar atento a qualquer rouquidão, especialmente se persistir por períodos prolongados. O consumo de álcool também pode contribuir para esses sintomas, os quais duram de 7 a 15 dias, exigindo atenção e vigilância a sinais de alerta adicionais.

Sintomas como perda de peso, sangramento, tosse persistente, dificuldade para respirar, dor no pescoço e o surgimento de massas ou tumores devem ser levados a sério como sinais de alerta.

Se você conhece alguém com sintomas persistentes de rouquidão ou alterações vocais perceptíveis, é recomendável encaminhá-los a um otorrinolaringologista e cirurgião de cabeça e pescoço. 

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross