Dr. Arthur Vicentini

Alterações na voz e reabilitação vocal

Atualizado em: 23/11/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Ao abordarmos a tireoplastia e estratégias de reabilitação vocal, mergulhamos no universo da voz humana. Descubra os procedimentos que visam restaurar a qualidade de vida e a plena comunicação, especialmente para aqueles que enfrentam desafios decorrentes de paralisias ou alterações na movimentação das cordas vocais.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, vamos explicar o que pode causar alterações na voz e como tratar esse problema. Confira!

Laringe e caixa da voz

Quando a gente fala de tireoplastia e tentativas de reabilitação vocal, a gente está falando basicamente de procedimentos feitos na laringe ou na caixa da voz.

A caixa da voz é composta por uma série de cartilagens e músculos, que associados fazem com que a gente consiga emitir a voz. Fazer a vibração ali das estruturas e emissão de voz.

O que pode levar a uma tireoplastia

O que acontece é que por diversos motivos, como trauma, cirurgia, procedimentos cirúrgicos ou por conta de uma infecção, algumas pessoas podem ter paralisias das cordas vocais e ou alterações da movimentação delas. Essa alteração faz com que essas pessoas tenham uma alteração da voz, que gera dificuldade às vezes de comunicação.

Pessoas que gostam de cantar ou que trabalham com a voz etc, têm alguma restrição em relação a isso.

Nós tivemos casos recentes de pacientes que tiveram paralisias completas de prega vocal e tinham muita dificuldade de se comunicar. Uma paciente até há pouco tempo era pastora evangélica e tinha toda uma uma atividade de fala, e estava bastante prejudicada nessa atividade do dia a dia.

O que fazer ao notar alguma alteração na voz?

Primeiramente, é importante fazer uma investigação para entender se essa paralisia ou se essa alteração da movimentação é algo mais persistente ou temporário. Se a gente tem efetivamente alterações que sejam mais longas, mais persistentes, mais definitivas, a gente pode pensar em estratégias para melhorar o posicionamento das cordas vocais e fazer com que elas consigam encostar uma na outra; consigam se posicionar de forma adequada, para que quando o ar passe crie a vibração disso. Esse procedimento é chamado de tireoplastia. 

A tireoplastia tem várias técnicas diferentes, tem vários tipos de procedimento que podem ser feitos a depender de cada caso, de cada paciente, mas, é importante a gente citar aqui que existem formas de reabilitação da voz, para que os pacientes possam melhorar qualidade de vida, comunicação e etc.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sialolitíase e o aumento das glândulas salivares

Descubra sobre sialolitíase: causas, sintomas, diagnóstico e tratamentos para pedras nas glândulas salivares. Informe-se e previna-se!
Saiba Mais

Glândulas Paratireoides: Função e importância para a saúde

Glândulas paratireoides e a regulação do cálcio no corpo: saiba como funciona, sua importância e as doenças relacionadas. Saiba mais!
Saiba Mais

Glândulas paratireoides e sua importância para o organismo

Descubra como as glândulas paratireoides regulam o cálcio no corpo e sua importância para a saúde. Saiba mais sobre sintomas e tratamentos.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:20 | 20/06/2024
magnifiercross