Dr. Arthur Vicentini

Qualidade de vida das pessoas que fazem Cirurgia de Tireoide

Atualizado em: 25/08/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Quando falamos a respeito da cirurgia de tireoide, nós estamos falando de várias técnicas diferentes mas normalmente relacionadas com ou aumento da função da tireoide ou com nódulos que podem ser malignos ou benignos.

No post de hoje, vamos falar a respeito da qualidade de vida dos pacientes submetidos à cirurgias de tireoide. Acompanhe!

Tireoidectomia total

Quando se faz a remoção completa da glândula tireoide, nós temos algumas alterações no nosso organismo, do equilíbrio do nosso metabolismo e que precisam ser citadas aqui para que as pessoas possam estar preparadas e até entender o que é esperado, o que é normal e o que não é normal naquele acompanhamento.

Reposição de hormônios

Quando removemos a glândula tireoide por completo, nós temos uma interrupção da produção desse hormônio, que tem vários hormônios relacionados, o mais importante deles que nós fazemos segmento é o T4 livre, porém, também existem outros.

Então, uma das coisas que é muito importante para os pacientes que fazem a remoção completa da cirurgia de tireoide é que eles usem o hormônio de forma adequada, eles precisam repor esse hormônio, tomar um comprimido diariamente, normalmente em jejum, de manhã cedo e esperar pelo menos uns 40 minutos para poder tomar outras medicações ou se alimentar. Isso depende de pouco tempo, apenas em algumas semanas acaba se tornando um hábito, então é algo como tomar outras medicações, como tomar um banho, um café da manhã, são hábitos que vão se inserindo no nosso dia a dia e é super importante tomar de forma adequada para que a absorção seja boa.

Possíveis Complicações e restante do Acompanhamento

Algumas complicações que podem acontecer com quem fez este procedimento são:

  • Lesão de nervo da voz;
  • Lesão das paratireoides;
  • Sangramentos;
  • Abertura de pontos;
  • Infecções.

Estas são as complicações mais comuns das cirurgias de tireoide, mas caso não tenha havido nenhuma delas, o que é bastante comum, sendo mais de 90% dos pacientes com um pós-operatório bastante tranquilo e sossegado, o restante do acompanhamento basicamente é feito com o controle dos hormônios da tireoide, eventualmente com outras moléculas, outras partículas que precisam ser dosadas  para entendermos se existe a necessidade de uma investigação mais complexa, mais profunda e cuidados com a ferida operatória.

Considerando, então, o risco-benefício da abordagem de um nódulo tireoidiano, de um tumor de tireoide, etc. entendemos que é uma cirurgia bastante segura, bem indicada e que quando feita por um cirurgião bem treinado e experiente, traz bastante benefício.

Se vocês conhecem alguém que tem algum nódulo de tireoide, que vai passar por uma investigação completa, que já fez uma cirurgia mas têm dúvidas, compartilhem esse conteúdo e nos acompanhem para que a gente aprenda cada vez mais sobre a cirurgia de cabeça e pescoço.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais as possíveis complicações de uma Cirurgia Paratireoide?

Descubra tudo sobre a cirurgia das glândulas paratireoides: do hiperparatiroidismo aos cuidados pós-operatórios. Saiba como garantir uma recuperação tranquila e melhoria na qualidade de vida.
Saiba Mais

Carreira de Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Desvende as múltiplas facetas do médico moderno além do consultório. Da comunicação à gestão, explore as diversas responsabilidades e desafios dessa profissão. Compartilhe experiências e descubra como escolher o caminho certo na carreira médica.
Saiba Mais

O que causa a obstrução dos ductos salivares?

Compreenda as causas, consequências e tratamentos para obstruções nas glândulas salivares. Descubra como essas condições podem afetar sua saúde bucal e digestiva, e saiba mais sobre as opções de tratamento disponíveis para aliviar o desconforto associado.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
08:00 | 18/04/2024
magnifiercross