Dr. Arthur Vicentini

Qual a diferença entre cisto e nódulo na tireoide?

Atualizado em: 17/05/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Os cistos e nódulos são alterações que podem acometer a tireoide, e diferente dos cistos, os nódulos podem ser benignos ou malignos, necessitando de um tratamento diferente.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, vamos explicar as diferenças entre os cistos e nódulos da tireoide e como são tratados. Confira!

O que é a tireoide?

A tireoide é uma glândula que fica na região central do pescoço e que produz uma série de hormônios, então, é uma glândula endócrina.

Quando a gente fala de tireoide, a gente está falando de um órgão específico, e que é o foco principal de atuação de quase todos os cirurgiões de cabeça e pescoço e de muitos endocrinologistas.

Disfunções da tireoide

A tireoide é uma glândula que pode ter diversas disfunções no que diz respeito à produção de hormônios, produzindo quantidades inadequadas, tanto para mais quanto para menos, podendo causar várias alterações.

Podem ocorrer alterações anatômicas da glândula, ou seja aumento ou diminuição específico de volume, além da formação de cistos ou nódulos.

Cistos da Tireoide

Normalmente, os cistos da tireoide são formações líquidas ou colóides meio gelatinosas, e são compostos por hormônios da tireoide, que a própria glândula produz e que ficam meio que armazenadas em pequenas bolsas, podem em alguns casos até aumenta de tamanho

Esses cistos não tem um componente de malignidade porque não tem células na sua composição, então, normalmente eles acabam até desaparecendo sozinhos, surgindo e desaparecendo. Mas em casos onde eles acabam crescendo muito, pode haver a necessidade de puncionar, de aspirar o líquido que tem lá dentro, ou eventualmente até operar, mas normalmente eles não trazem nenhuma outra grande repercussão.

Nódulos benignos da tireoide

Os nódulos da tireoide são componentes sólidos de uma quantidade de células que se multiplicou, e essa quantidade de células pode sim trazer repercussões um pouco mais preocupantes.

Na maioria das vezes os nódulos são benignos, em que as células se proliferam de forma um pouco mais organizada e que não trazem um risco de disseminação, de invasão, mas que também podem levar alguma compressões com sintomas, como dificuldade para engolir, para respirar, para falar, mas normalmente não trazem outras repercussões.

Nódulos malignos da tireoide

Existe uma porcentagem de aproximadamente 10% de nódulos da tireoide que podem ser malignos, e esses nódulos sim precisam ser tratados de uma forma um pouquinho mais imperativa, um pouco mais invasiva.

Nesse caso, podemos pensar em alternativas, mas normalmente, o caminho mais comum é a cirurgia, a retirada cirúrgica daquele lado da tireoide ou a retirada completa da glândula.

Existem outros critérios técnicos e que vão ser discutidos em outros vídeos

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
a imagem ilustra uma tireoide

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Profissional de saúde realiza exame de nasofibrolaringoscopia em um paciente, usando equipamento especializado para avaliar a saúde das vias aéreas superiores.

O exame de nasofibrolaringoscopia é doloroso? E o que ele detecta?

Explore sobre a nasofibrolaringoscopia, um exame importante para diagnosticar alterações nas vias aéreas superiores. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais
Pessoa segurando um modelo de tireoide sob o pescoço, ilustrando uma explicação sobre como alterações na glândula tireoide podem impactar a saúde reprodutiva.

Alterações na tireoide podem impactar a reprodução humana?

Entenda como a tireoide afeta o metabolismo e a fertilidade, conheça os sintomas do hipo e hipertireoidismo e como tratar essas disfunções hormonais.
Saiba Mais
A imagem mostra uma pessoa tocando o pescoço, destacando a região dos linfonodos. O texto diz: 'O impacto da Linfonodomegalia no sistema linfático.' Na parte superior, está o logotipo do Dr. Arthur Vicentini.

O impacto da linfonodomegalia no sistema linfático

Descubra as causas, diagnósticos e opções de tratamento para a linfonodomegalia na área de cabeça e pescoço. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
14:52 | 11/11/2024
magnifiercross