Dr. Arthur Vicentini

Quais são as disfunções da tireoide e quais as suas causas?

Atualizado em: 17/05/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
A tireoide é a glândula responsável por regular o metabolismo do nosso corpo, porém, algumas alterações podem fazer com que ela regule de forma disfuncional.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

No post de hoje, iremos falar sobre a tireoide e suas principais disfunções, explicando qual é a principal causa de cada uma. Acompanhe para entender melhor!

O que é a Tireoide?

Quando falamos de tireoide, estamos nos referindo à glândula tireoide, que fica bem na região central do pescoço. Essa é uma glândula endócrina, que produz uma série de hormônios que regulam a velocidade do funcionamento do nosso organismo e do nosso corpo.

Alterações na Glândula Tireoide

Quando a gente tem alterações da função da tireoide, a gente pode ter hipertireoidismo ou hipotireoidismo, duas alterações que acontecem quando a tireoide trabalha muito ou quando ela trabalha pouco.

A causa mais comum para essas alterações acontecerem, está relacionado com alguns anticorpos que são produzidos pelo nosso sistema imunológico, que produz uma série de anticorpos, que é natural que a gente tenha para se defender tanto de agressões externas, como vírus, bactérias e fungos, como de agressões internas.

O problema, é que às vezes ele acaba trazendo algumas alterações e algumas doenças para o nosso organismo, então, ele produz anticorpos que atacam a própria parte do corpo, nesse caso específico, a tireoide.

Hipertireoidismo

Se a gente tiver um anticorpo que simula a função do TSH (hormônio tireoestimulante), a gente pode ter uma ativação maior da tireoide, o que chamamos de hipertireoidismo, por conta dessa ativação maior do funcionamento.

Essa é a causa do que é chamado de doença de Graves, que é a causa principal do hipertireoidismo.

Hipotireoidismo

Se tivermos outros dois tipos de anticorpos, que a gente chama de anti-tpo (tireoperoxidase) e antitireoglobulina, a gente pode ter uma destruição lenta e gradual das células da tireoide, e isso faz com que a gente tenha uma produção menor dos hormônios tireoidianos, levando ao hipotireoidismo. E isso é a causa do hipotireoidismo da doença de Graves.

Então, as duas principais doenças da tireoide, o hipertireoidismo e o hipotireoidismo estão relacionados ao sistema imunológico e a alguns anticorpos.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
a imagem ilustra a glândula tireoide

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais

Quais sintomas indicam câncer na garganta, cabeça e pescoço?

Confira os principais sintomas do câncer de garganta e saiba quando procurar ajuda médica. Diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Saiba Mais
Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
magnifiercross