Dr. Arthur Vicentini

Qual a causa dos Cistos Branquiais?

Atualizado em: 21/03/2024
Tempo de leitura: 2 minutos
Os cistos branquiais, também conhecidos como cistos de fendas branquiais, são más formações congênitas que podem se manifestar ao longo da vida, geralmente na infância, mas também na idade adulta.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste texto, vamos explorar mais sobre essas condições, seus sintomas, tratamentos e como eles podem afetar a saúde, especialmente em crianças e adultos. Confira!

O que são cistos branquiais e como se formam

Quando a gente fala de cistos branquiais ou cisto de fendas branquiais, a gente está falando de uma série de doenças congênitas (presente desde o nascimento) que se apresentam ao longo da vida, normalmente na infância, mas podem se apresentar na vida adulta e até na terceira idade.

Os cistos branquiais são uma má formação, ou seja, algo que se desenvolve de forma um pouco irregular durante a vida gestacional, quando se está no útero da mãe. O que acontece é que essas estruturas deveriam ter determinado desenvolvimento e evolução, mas acabam formando uma bolsinha, um pequeno cisto, o qual é um pequeno acúmulo de líquido que fica guardadinho ali conosco.

Manifestação da patologia

É comum que as crianças desenvolvam mais infecções respiratórias quando começam a frequentar a creche e a escolinha, onde têm contato com outras crianças. E quando a pessoa começa a ter um resfriado ou uma virose em cima da outra, acaba às vezes tendo infecção dessa bolsinha (cisto) que se apresenta no pescoço.

Causas dos cistos branquiais

Normalmente isso acontece de forma esporádica, por azar, vamos assim dizer, não tem uma causa específica, não tem uma alteração genética, não tem alguma coisa relacionada com hereditariedade. Então é um pouquinho diferente.

É comum perceber um nódulo aumentado no pescoço, que por vezes pode ficar vermelho e dolorido, podendo causar febre na criança, além de algum desconforto ou agitação, principalmente dependendo da idade.

Como acontece o tratamento do cisto branquial

O tratamento é normalmente feito com o uso de anti-inflamatório ou antibiótico, e depois que essa inflamação e esse processo infeccioso melhoram, a gente acaba partindo para o tratamento cirúrgico, para que esse cisto não volte a trazer repercussões.

Existem cistos muito grandes que acabam trazendo obstruções, às vezes de via respiratória e de via digestiva, que trazem problemas um pouco mais complexos, mas normalmente são cistos um pouco menores ou de um tamanho adequado que a gente consegue tratar tranquilamente também, e o paciente segue a vida normal e tem um crescimento adequado.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma mulher com uma marca vermelha no pescoço. A mulher parece estar com dor.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Profissional de saúde realiza exame de nasofibrolaringoscopia em um paciente, usando equipamento especializado para avaliar a saúde das vias aéreas superiores.

O exame de nasofibrolaringoscopia é doloroso? E o que ele detecta?

Explore sobre a nasofibrolaringoscopia, um exame importante para diagnosticar alterações nas vias aéreas superiores. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais
Pessoa segurando um modelo de tireoide sob o pescoço, ilustrando uma explicação sobre como alterações na glândula tireoide podem impactar a saúde reprodutiva.

Alterações na tireoide podem impactar a reprodução humana?

Entenda como a tireoide afeta o metabolismo e a fertilidade, conheça os sintomas do hipo e hipertireoidismo e como tratar essas disfunções hormonais.
Saiba Mais
A imagem mostra uma pessoa tocando o pescoço, destacando a região dos linfonodos. O texto diz: 'O impacto da Linfonodomegalia no sistema linfático.' Na parte superior, está o logotipo do Dr. Arthur Vicentini.

O impacto da linfonodomegalia no sistema linfático

Descubra as causas, diagnósticos e opções de tratamento para a linfonodomegalia na área de cabeça e pescoço. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
14:52 | 11/11/2024
magnifiercross