Dr. Arthur Vicentini

Quais as possíveis complicações de uma Cirurgia Paratireoide?

Atualizado em: 11/04/2024
Tempo de leitura: 2 minutos
As glândulas paratireoides, situadas no pescoço, desempenham um papel crucial no controle do cálcio no corpo humano.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

No post de hoje, falaremos sobre a cirurgia das glândulas paratireoides, abordando as implicações do hiperparatiroidismo e os cuidados pós-operatórios para uma recuperação eficaz. Acompanhe!

Introdução às glândulas paratireoides

Quando falamos sobre cirurgia de paratireoide, estamos nos referindo às operações realizadas nas pequenas glândulas normalmente localizadas na região do pescoço, na parte central, logo atrás da glândula tireoide. Essas glândulas paratireoides são responsáveis por equilibrar os níveis de cálcio em nosso organismo.

Cirurgia de paratireoide e suas implicações

A cirurgia de paratireoide está principalmente relacionada ao hiperparatiroidismo primário, uma doença mais comum e frequente nessas glândulas, mas também podem abranger o hiperparatiroidismo secundário ou terciário, condições de complexidade variável. Após este procedimento, é comum observar alterações nos níveis de cálcio.

Independentemente da causa ou origem da doença, precisamos estar bastante atentos, às vezes até realizando coleta de cálcio ou fazendo reposição através de bomba. Alguns pacientes com doença secundária, como hiperparatiroidismo secundário, podem até necessitar de cuidados intensivos na UTI para garantir esse controle, embora não estejam em situação grave, a maioria não precisa disso. 

Entretanto, para garantir um controle eficaz, é necessário realizar coleta de 4 a 6 amostras de sangue por dia, e, por isso, acabamos encaminhando esses pacientes para a UTI.

Cuidados pós-operatórios

A maioria dos pacientes necessita de algum período de repouso e descanso, devendo evitar exercícios físicos intensos e esforços que possam comprometer a integridade dos pontos cirúrgicos e causar sangramentos. Também é essencial manter uma atenção especial à alimentação e à hidratação, garantindo que não ocorram distúrbios ou desconfortos.

Felizmente, a maioria dos pacientes se recupera bem e experimenta uma significativa melhora na qualidade de vida após o procedimento. 

Se você conhece alguém que enfrenta problemas relacionados à doença de paratireoide ou que necessita de uma cirurgia desse tipo, compartilhe este vídeo e dissemine nosso conteúdo para fornecer informações úteis e apoio.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross