Dr. Arthur Vicentini

Quais as chances de recidiva do Câncer de Tireoide?

Atualizado em: 07/04/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O câncer de tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens.

Já falamos em outros vídeos e em outros momentos, a respeito das possibilidades dos tumores de tireoide. Falamos já que a maioria desses tumores são pouco agressivos (carcinomas bem diferenciados de tireoide), e tem uma chance de invasão, de se espalhar e de criar metástases, menor!

Claro que existem também outros tipos de tumor de tireoide que são mais agressivos, mas, normalmente, quando falamos de câncer de tireoide, globalmente, falamos destes tumores menos agressivos. Mas mesmo após esse tumor pouco agressivo ter sido tratado, quais as chances de ele voltar? Continue acompanhando e descubra!

Segmento pós tratamento

Mesmo com esses tumores menos agressivos já tratados e com alta chance de cura, o paciente ainda precisa fazer um segmento, que pode ser feito com:

  • Exames de imagem (a cada 3, 6 ou 12 meses);
  • Exames de Sangue 

Estes são exames que nos mostram a quantidade de hormônios que o paciente está tomando, se está de forma adequada e se tem algum sinal bioquímico, algum marcador bioquímico, laboratorial, de recidiva!

Em quanto tempo este Tumor pode Voltar?

Os pacientes precisam ser acompanhados por um período bastante longo, já que como os tumores de tireoide são de crescimento lento, às vezes, eles demoram também para voltar.

Existem relatos de pacientes aqui no consultório que apresentam as recidivas de tumores de tireoide e depois de 5, 7, 10, 15 anos, pode acontecer esse tipo de situação.

Então, caso você tenha feito uma cirurgia de tireoide, faça um acompanhamento com endócrino, com cirurgião de cabeça e pescoço, é importante manter este segmento, mesmo que por um período mais prolongado.

Se você fez um procedimento, fez uma cirurgia dessas e perdeu o segmento , é importante voltar, procurar o seu médico, venha até nosso consultório e marque com a gente que ficaremos muito felizes em te acompanhar e poder cuidar bem da sua saúde!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross