Dr. Arthur Vicentini

Pesquisa de Corpo Inteiro: O que é e para que serve?

Atualizado em: 10/03/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Quando falamos a respeito do tratamento complementar com iodo radioativo para pacientes que fizeram tratamento cirúrgico de câncer de tireoide, é muito comum o paciente perguntar "Doutor, será que eu não tenho doença em algum outro lugar do corpo? Em alguma outra região, será que não deu metástase? Que a doença não se espalhou?"

E é exatamente para isso que serve o que chamamos de "pesquisa de corpo inteiro".

Como essa Cirurgia é feita?

Durante o processo de preparação para o tratamento complementar com iodo, pode ser determinada a realização de uma ou duas vezes esta pesquisa de corpo inteiro.

Normalmente em vigência de uma carência de iodo, nós fazemos toda uma dieta, todo um preparo específico para esse tipo de tratamento, o paciente fica com o corpo pobre em iodo e com demanda por isso. Ele acaba recebendo uma dose de iodo radioativo, podendo ser apenas uma dose pequena para um primeiro exame ou uma dose maior para o tratamento em si, e depois disso, é feito um scanner do corpo inteiro. Então, como o próprio exame chama, dos pés até a cabeça, para que possamos localizar se há captação de iodo em alguma outra região do corpo!

Então, serve para localizar se tem captação especificamente no pescoço, na região onde ficava a tireoide, eventualmente, se já tinha algumas metástases cervicais dos linfonodos, e se tem captação em alguma outra região. Confira alguns exemplos:

- Ossos da região da coluna;

- Ossos da região da costela;

- Fígado

- Outra região do corpo que esteja acometida.

Caso você conheça alguém que tenha tumores de tireoide, ou então que já fez o tratamento e precisou passar pelo tratamento complementar com iodo, que eventualmente fez uma pesquisa de corpo inteiro e tenha dúvidas, fique à vontade para compartilhar este conteúdo!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais

Sabia que a vacina contra HPV pode prevenir câncer de orofaringe?

Há muito tempo já é conhecida a relação entre o vírus HPV e o câncer de colo de útero. Essa relação é bastante conhecida dos profissionais de saúde e do público em geral, tendo sido ampliada, inclusive, devido à campanha de vacinação de meninos e meninas para evitar a disseminação do vírus. Entretanto, o que […]
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
12:13 | 16/05/2024
magnifiercross