Dr. Arthur Vicentini

Doença de Plummer: o que é e como tratar?

Atualizado em 26/01/2022
Tempo de leitura: 3 min.

A doença de Plummer é uma alteração no funcionamento da tireoide que leva a um aumento da produção dos seus hormônios. Essa disfunção é provocada pela presença de um nódulo, que costuma ser tratado por procedimento cirúrgico para retirada de parte da glândula tireoide.

Doenca De Plummer O Que E E Como Tratar Dr Arthur Vicentini Bg
Doença De Plummer: O Que É E Como Tratar? 2

Os hormônios tireoidianos ajudam a manter o equilíbrio do metabolismo. Impactam o organismo de diferentes maneiras, por isso, a quantidade dessas substâncias produzidas pela glândula tireoide precisa estar adequada à necessidade do corpo. Existem alguns problemas que provocam disfunções tireoidianas e prejudicam a produção hormonal. É o que acontece, por exemplo, na doença de Plummer. 

Esse quadro clínico provoca um aumento da produção de hormônios, desencadeando uma forma de hipertireoidismo. Embora não seja a mais comum, também é uma condição frequente, e nós preparamos este artigo para falar a respeito dela. Continue lendo para entender ao certo o que é a doença de Plummer e de que maneira ela pode ser tratada.

O que é a Doença de Plummer? 

A doença de Plummer é uma condição que afeta o funcionamento da glândula tireoide provocando alterações na produção de hormônios. A tireoide começa a produzir mais hormônios do que deveria, levando a uma forma de hipertireoidismo. 

Esse problema também é conhecido como bócio nodular tóxico.

Apesar de a principal causa do hipertireoidismo ser a doença de Graves, a doença de Plummer também está em local de destaque, sendo um fator importante que provoca alterações na produção hormonal tireoidiana.

Quais são as Causas e Sintomas da Doença de Plummer?

Na doença de Plummer, as alterações na produção de hormônios tireoideanos acontecem por causa da presença de um nódulo. Essa condição é caracterizada justamente pela presença de apenas um adenoma tóxico; assim, conforme esse nódulo cresce, ele afeta a função tireoideana. 

Esse quadro costuma ser diagnosticado em mulheres com mais de 60 anos, entretanto, também pode acometer homens e se manifestar em pessoas de outras faixas etárias. Um dos sintomas que caracterizam a doença de Plummer é a percepção de um nódulo firme na região central do pescoço, onde se localiza a tireoide.

Outros sintomas que também são percebidos na doença de Plummer são:

  • Tremores;
  • Perda de peso;
  • Aumento do apetite;
  • Irritabilidade;
  • Fraqueza muscular;
  • Hiperatividade;
  • Déficit de atenção;
  • Intolerância ao calor;
  • Dificuldade para respirar ou engolir;
  • Osteoporose.

Como é feito o Tratamento da Doença de Plummer?

Existe tratamento para a doença de Plummer, e a principal técnica adotada para isso é a cirurgia. Ela é realizada com o intuito de fazer a ressecção do nódulo, ou seja, a retirada dele.

Consiste em um procedimento bastante conhecido de nossa especialidade, conhecido como tireoidectomia, em que é feita a retirada de toda ou apenas uma parte da glândula. Isso porque para fazer a remoção do nódulo geralmente é necessário fazer a retirada de todo o lobo da tireoide onde ele se desenvolveu. Não costuma ser necessário fazer a retirada total da glândula, mas outros critérios técnicos devem ser avaliados para definir a extensão cirúrgica.

Outra opção de tratamento é o uso do iodo radioativo, mas esta técnica, apesar de menos invasiva, é tambem menos efetiva para a maioria dos casos de doença de Plummer. Nesse caso, o paciente ingere cápsulas ou comprimidos de iodo com uma pequena quantidade de radioatividade, dependendo da necessidade de cada pessoa.

As células tireoidianas absorvem esse iodo, fazendo o controle do nódulo. Porém, a cirurgia continua sendo a técnica principal, já que o iodo radioativo é utilizado em especial para aqueles que não podem ou por algum motivo não quiseram fazer o procedimento cirúrgico.

Diagnosticar corretamente e tratar a doença de Plummer é essencial porque o excesso de hormônios tireoidianos na corrente sanguínea pode causar diversos desequilíbrios para o organismo, comprometendo a saúde e a qualidade de vida.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + 3 =

 | 28 / 04 / 22
Quando falamos a respeito de cirurgia de cabeça e pescoço, estamos falando de tumores malignos e de várias regiões e tipos diferentes de tumor. Neste post, iremos falar sobre seus sintomas e como fazer o diagnóstico precoce. Confira!
Ler Mais
 | 14 / 04 / 22
Quando a gente fala a respeito de cirurgias de tireóide, sempre falamos de tireoidectomia total ou parcial, ou seja, remover a glândula tireoide inteira ou apenas uma parte dela. Neste post, iremos falar sobre as suas diferenças e consequências. Confira!
Ler Mais
1 2 3 32
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado às 13:38 | 26/01/2022
magnifiercross