Dr. Arthur Vicentini

Para que serve o exame de Tireoglobulina?

Atualizado em: 05/02/2024
Tempo de leitura: 2 minutos
O exame da tireoglobulina tem a função de realizar o acompanhamento de tumores da tireoide, em pacientes que passaram pela cirurgia.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, iremos explicar um pouco sobre a tireoglobulina e a função de seu exame. Acompanhe!

O que é a Tireoglobulina?

Basicamente a tireoglobulina é um subproduto,uma molécula que sai junto na produção do hormônio tireoidiano, pela própria glândula tireoide.

Quando a realização do exame é necessária?

A dosagem de tireoglobulina em uma pessoa comum não tem muita serventia, visto que se não há nenhuma suspeita de tumor na tireoide ou indicação médica, assim como na  maioria dos exames, seu pedido acaba sendo desnecessário, pois não há diagnóstico ou expectativa de tratamento para essa pessoa.

Função do exame Tireoglobulina 

A tireoglobulina tem a função de realizar o acompanhamento de tumores da tireoide, em pacientes que passaram por cirurgia.

Alertas após a cirurgia

Pacientes que realizaram a tireoidectomia parcial, retiraram metade ou parte da tireoide, geralmente possuem algum nível de tireoglobulina. O que não gostamos de ver são os níveis dessa molécula subindo, fazendo uma “curva ascendente”, principalmente para pacientes que tinham tumores de moderado ou alto risco de recidiva; esses mesmos após ressecados podem voltar a aparecer no pescoço, porém com o nível tireoglobulina próxima de zero, assim esperada. 

Particularidades de cada tratamento

Tem alguns pacientes que fizeram radioiodoterapia, outros que realizaram somente a cirurgia; cada um deles tem que ser pormenorizado e acompanhados individualmente, sempre observando se o nível de tireoglobulina não se eleva ao longo do tempo, para que tenhamos certeza de que o tumor não está voltando.

Importância da Reposição Hormonal

Vale ressaltar a importância da reposição hormonal, tomando os medicamentos corretamente. Temos outros posts aqui em nossa página para vocês acompanharem como é  feita a reposição do hormônio tireoidiano.

Esse conteúdo tem como objetivo informar a função do exame de tireoglobulina e sua importância no pós-operatório de retirada da tireoide.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross