Sumário
Neste post, iremos explicar um pouco sobre a tireoglobulina e a função de seu exame. Acompanhe!
O que é a Tireoglobulina?
Basicamente a tireoglobulina é um subproduto,uma molécula que sai junto na produção do hormônio tireoidiano, pela própria glândula tireoide.
Quando a realização do exame é necessária?
A dosagem de tireoglobulina em uma pessoa comum não tem muita serventia, visto que se não há nenhuma suspeita de tumor na tireoide ou indicação médica, assim como na maioria dos exames, seu pedido acaba sendo desnecessário, pois não há diagnóstico ou expectativa de tratamento para essa pessoa.
Função do exame Tireoglobulina
A tireoglobulina tem a função de realizar o acompanhamento de tumores da tireoide, em pacientes que passaram por cirurgia.
Alertas após a cirurgia
Pacientes que realizaram a tireoidectomia parcial, retiraram metade ou parte da tireoide, geralmente possuem algum nível de tireoglobulina. O que não gostamos de ver são os níveis dessa molécula subindo, fazendo uma “curva ascendente”, principalmente para pacientes que tinham tumores de moderado ou alto risco de recidiva; esses mesmos após ressecados podem voltar a aparecer no pescoço, porém com o nível tireoglobulina próxima de zero, assim esperada.
Particularidades de cada tratamento
Tem alguns pacientes que fizeram radioiodoterapia, outros que realizaram somente a cirurgia; cada um deles tem que ser pormenorizado e acompanhados individualmente, sempre observando se o nível de tireoglobulina não se eleva ao longo do tempo, para que tenhamos certeza de que o tumor não está voltando.
Importância da Reposição Hormonal
Vale ressaltar a importância da reposição hormonal, tomando os medicamentos corretamente. Temos outros posts aqui em nossa página para vocês acompanharem como é feita a reposição do hormônio tireoidiano.
Esse conteúdo tem como objetivo informar a função do exame de tireoglobulina e sua importância no pós-operatório de retirada da tireoide.