Dr. Arthur Vicentini

O que o Cisto tireoglosso pode causar?

Atualizado em: 24/05/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
O Cisto Tireoglosso, é uma doença congênita que possui relação com a origem da tireoide, geralmente por ser uma doença assintomática, ele só é descoberto a partir de exames de imagens realizados até por outros motivos.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

No post de hoje, iremos falar sobre o Cisto Tireoglosso e suas principais causas na vida dos pacientes após a identificação, além de sintomas e tratamentos recomendados. Saiba mais!

O que é o Cisto Tireoglosso e qual a sua Formação?

O cisto tireoglosso, é uma alteração congênita, ou seja, é uma doença que nasce conosco. Ele se desenvolve enquanto ainda estamos na barriga de nossas mães, porém é apresentado durante as fases da vida, normalmente quando somos mais jovens, crianças, onde passamos a ter infecções respiratórias de repetição, por conta de uma infecção secundária de uma facilitação que acaba infeccionado ou inflamando o próprio cisto tireoglosso. 

Possui relação com a origem da tireoide, que se dá na garganta próximo a base da língua durante a origem embrionária e depois ela desce até a posição final, então, a tireoide é a posição final bem no centro do pescoço e nesse caminho ficam algumas células que podem não involuir ou podem não desaparecer, ocasionando o surgimento desse cisto e acúmulo de alguma secreção.

Diagnóstico e Sintomas

 Muitas vezes ele é assintomático e geralmente só é descoberto a partir de algum exame de imagem como uma ultrassom no pescoço, ressonância cervical, uma tomografia, por algum outro motivo e acaba descobrindo essas alterações. Quando descoberto, na maioria das pessoas os sintomas são:

  • Inchaço
  • Vermelhidão (de sintomas inflamatórios)
  • Febre

Às vezes em casos mais raros, pode haver perfurações e saída de secreção para a pele, casos que não tão comuns, porém podem acontecer e causar disfagia, que se trata da dificuldade para engolir, por conta do aumento de tamanho e volume. 

Tratamentos 

O tratamento mais comum, que costumamos indicar e utilizar com os pacientes que possuem o cisto tireoglosso, é o tratamento cirúrgico, ou seja, a ressecção cirúrgica do cisto, que possui uma técnica específica, que se realizada de uma forma adequada a chance de recidiva é muito pequena e um resultado muito bom, com baixas sequelas, então o ideal é que esse procedimento seja realizado. 

Se você conhece alguma criança que tenha algum cisto, algum nódulo ou massa, compartilhem esse conteúdo, para ficarmos em alerta e sempre aprender mais sobre o mundo da cabeça e pescoço!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Imagem ilustra pessoa com incômodo no pescoço.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher com expressão de desconforto segurando a garganta, destacada por uma coloração vermelha que simboliza dor ou inflamação, com o ícone do YouTube sobreposto.

Você já ouviu falar em cálculo nas glândulas salivares?

Descubra o que são cálculos nas glândulas salivares, como se formam e os principais sintomas dessa condição chamada cialolitíase. Entenda os tratamentos disponíveis e quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço para avaliação.
Saiba Mais
Médica realizando exame de nasofibrolaringoscopia em paciente, usando equipamento específico para observar a cavidade nasal, com ícone do YouTube sobreposto ao centro.

Você sabe quais as indicações de nasofibrolaringoscopia?

A nasofibrolaringoscopia é um exame que avalia o nariz, garganta e cordas vocais, indicado em casos de obstruções, cirurgias cervicais e refluxo. Descubra suas principais aplicações.
Saiba Mais
Ilustração de perfil de uma cabeça humana, destacando a glândula parótida e seus nervos em laranja brilhante, localizada na região da bochecha, próxima ao ouvido.

Avanços em técnicas de preservação do nervo facial na cirurgia da glândula parótida

Descubra as indicações da cirurgia da glândula parótida, técnicas para preservar o nervo facial e se recuperar bem. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:43 | 08/10/2024
magnifiercross