Dr. Arthur Vicentini

O que o Cisto tireoglosso pode causar?

Atualizado em: 24/05/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
O Cisto Tireoglosso, é uma doença congênita que possui relação com a origem da tireoide, geralmente por ser uma doença assintomática, ele só é descoberto a partir de exames de imagens realizados até por outros motivos.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

No post de hoje, iremos falar sobre o Cisto Tireoglosso e suas principais causas na vida dos pacientes após a identificação, além de sintomas e tratamentos recomendados. Saiba mais!

O que é o Cisto Tireoglosso e qual a sua Formação?

O cisto tireoglosso, é uma alteração congênita, ou seja, é uma doença que nasce conosco. Ele se desenvolve enquanto ainda estamos na barriga de nossas mães, porém é apresentado durante as fases da vida, normalmente quando somos mais jovens, crianças, onde passamos a ter infecções respiratórias de repetição, por conta de uma infecção secundária de uma facilitação que acaba infeccionado ou inflamando o próprio cisto tireoglosso. 

Possui relação com a origem da tireoide, que se dá na garganta próximo a base da língua durante a origem embrionária e depois ela desce até a posição final, então, a tireoide é a posição final bem no centro do pescoço e nesse caminho ficam algumas células que podem não involuir ou podem não desaparecer, ocasionando o surgimento desse cisto e acúmulo de alguma secreção.

Diagnóstico e Sintomas

 Muitas vezes ele é assintomático e geralmente só é descoberto a partir de algum exame de imagem como uma ultrassom no pescoço, ressonância cervical, uma tomografia, por algum outro motivo e acaba descobrindo essas alterações. Quando descoberto, na maioria das pessoas os sintomas são:

  • Inchaço
  • Vermelhidão (de sintomas inflamatórios)
  • Febre

Às vezes em casos mais raros, pode haver perfurações e saída de secreção para a pele, casos que não tão comuns, porém podem acontecer e causar disfagia, que se trata da dificuldade para engolir, por conta do aumento de tamanho e volume. 

Tratamentos 

O tratamento mais comum, que costumamos indicar e utilizar com os pacientes que possuem o cisto tireoglosso, é o tratamento cirúrgico, ou seja, a ressecção cirúrgica do cisto, que possui uma técnica específica, que se realizada de uma forma adequada a chance de recidiva é muito pequena e um resultado muito bom, com baixas sequelas, então o ideal é que esse procedimento seja realizado. 

Se você conhece alguma criança que tenha algum cisto, algum nódulo ou massa, compartilhem esse conteúdo, para ficarmos em alerta e sempre aprender mais sobre o mundo da cabeça e pescoço!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nódulos de Tireoide são sempre malignos?

Descubra sobre os nódulos na tireoide: o que são, sintomas e como avaliar. Informações essenciais para a saúde da sua glândula tireoide.
Saiba Mais

Alterações na voz e reabilitação vocal

Descubra a tireoplastia e outras técnicas para reabilitação vocal. Melhore sua qualidade de vida e comunicação. Saiba mais agora!
Saiba Mais

Reposição hormonal após tireoidectomia

Descubra a importância da reposição hormonal após a remoção total ou parcial da tireoide. Saiba como equilibramos os hormônios essenciais para o funcionamento adequado do corpo e o que consideramos durante esse processo. Conheça mais sobre o cuidado pós-tireoidectomia neste guia simples e informativo.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2023 | Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Atualizado em: 
15:29 | 30/11/2023
magnifiercross