Dr. Arthur Vicentini

O que é esvaziamento cervical bilateral?

Atualizado em: 01/06/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O esvaziamento cervical é um procedimento especializado que envolve a remoção de tecidos no pescoço, principalmente para tratar tumores malignos. É necessário habilidade e cuidado devido à complexidade dessa região.

Neste post, falaremos sobre os esvaziamentos cervicais, casos em que este procedimento deve ser realizado e suas consequências. Acompanhe!

O que são os Esvaziamentos Cervicais?

O procedimento que mais define a especialidade da cirurgia de cabeça e pescoço é o esvaziamento cervical. Em inglês, eles chamam de "cervical dissection", traduzido como secção cervical, é um pouco diferente, mas aqui no Brasil a gente usa assim. Esse procedimento envolve a retirada de uma quantidade razoável de tecidos, principalmente tecidos linfóides, glândulas e gânglios linfáticos da região do pescoço.

Casos em que deve ser feito

Embora outras especialidades e áreas também façam o esvaziamento, é geralmente o cirurgião de cabeça e pescoço que o realiza. Ele é feito por vários motivos, principalmente quando tem tumores malignos na região do pescoço. Por exemplo, quando há tumores na glândula salivar, tireoide, boca, garganta e em outros lugares, pode ser necessário fazer esvaziamento cervical.

Esses esvaziamentos são feitos de forma organizada, considerando a divisão anatômica do pescoço em níveis e números. Dependendo do caso, pode ser preciso mexer em áreas maiores ou menores do pescoço. Como há muitas estruturas importantes nessa região, é importante que o cirurgião esteja bem preparado, treinado e tenha experiência nesse tipo de procedimento, evitando assim problemas como lesões em nervos responsáveis pela movimentação do canto da boca, ponta da língua, ombro e outros nervos, além de vasos sanguíneos importantes, também é essencial preservar as estruturas importantes que podem ser mantidas durante a cirurgia. 

Como o procedimento é realizado

Geralmente, esses procedimentos são feitos com internação no hospital e o paciente recebe anestesia geral. Às vezes, é preciso usar aparelhos para monitorar a função dos nervos e garantir que estejam funcionando direito, sem nenhum problema. Em casos específicos, pode ser necessário remover essas estruturas, quando tem tumor invadindo, perda de função importante ou quando o objetivo principal é tratar o câncer.

Consequências 

As consequências do esvaziamento cervical, que pode ser de um lado só ou dos dois lados, dependem principalmente do tamanho do procedimento, do que foi mexido e de como está a saúde do paciente. Cada caso é avaliado individualmente durante as consultas, considerando todas essas informações.

Se você conhece alguém que já passou por um esvaziamento cervical ou que vai fazer esse procedimento por causa de um tumor, compartilhe esse conteúdo com a pessoa. Se tiver dúvidas sobre o esvaziamento cervical, deixe seu comentário ou entre em contato pelas redes sociais.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais as possíveis complicações de uma Cirurgia Paratireoide?

Descubra tudo sobre a cirurgia das glândulas paratireoides: do hiperparatiroidismo aos cuidados pós-operatórios. Saiba como garantir uma recuperação tranquila e melhoria na qualidade de vida.
Saiba Mais

Carreira de Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Desvende as múltiplas facetas do médico moderno além do consultório. Da comunicação à gestão, explore as diversas responsabilidades e desafios dessa profissão. Compartilhe experiências e descubra como escolher o caminho certo na carreira médica.
Saiba Mais

O que causa a obstrução dos ductos salivares?

Compreenda as causas, consequências e tratamentos para obstruções nas glândulas salivares. Descubra como essas condições podem afetar sua saúde bucal e digestiva, e saiba mais sobre as opções de tratamento disponíveis para aliviar o desconforto associado.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:02 | 11/04/2024
magnifiercross