Dr. Arthur Vicentini

O Pós-operatório da tireoidectomia

Atualizado em: 05/02/2024
Tempo de leitura: 2 minutos
A tireoidectomia é a cirurgia de retirada total ou parcial da tireoide. Apesar de ter um pós-operatório tranquilo, é preciso tomar alguns cuidados para evitar complicações indesejadas.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, vamos explicar sobre o pós-operatório da cirurgia de tireoide e quais cuidados devem ser tomados. Continue lendo para saber!

O pós-operatório

Normalmente, o pós-operatório não é super complicado, a maioria das pessoas sente algum desconforto, dor e incômodo na região do pescoço principalmente nas primeiras horas e nos primeiros 2/3 dias, mas que com as medicações costuma ser bem controlado. Algumas medicações para dor, pastilhas para garganta e bolsinhas de gelo são recomendadas para que o paciente use, e normalmente os sintomas vão diminuindo rapidamente nos primeiros dias.

Alguns pacientes têm uma sensibilidade um pouco maior a dor, então apresentam um incômodo maior na garganta devido a própria intubação da anestesia geral, referem algum pigarro, um pouco de tosse, às vezes até com um pouquinho de secreção, mas normalmente esses sintomas regridem sozinhos.

Cuidados no pós-operatório

O que a gente precisa é que o paciente tome todos os cuidados pós-operatórios nesse período, então, manter um repouso relativo, não é para ficar deitado o dia inteiro na cama, mas também não é para o paciente fazer esforço físico, praticar exercícios, carregar peso ou pegar coisas pesadas no chão, porque isso causa um risco maior de sangramento, hemorragias e de hematomas que eventualmente podem até comprimir as estruturas do pescoço e dificultar a respiração, podendo levar ao óbito.

Outras coisas importantes são manter a higiene local, tomar bastante líquido, ter uma alimentação mais leve e evitar alimentação muito intensa e pesada, além de ficar sempre atento aos sintomas de possíveis complicações.

Se você conhece alguém que vai passar por uma tireoidectomia, compartilhe esse post.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traqueostomia: Quando é necessário trocar a cânula?

Descubra tudo sobre a traqueostomia, desde suas indicações para facilitar a respiração até a importância vital da troca periódica da cânula para evitar complicações respiratórias sérias.
Saiba Mais

O que é traqueostomia: como funciona o sistema respiratório após o procedimento?

Descubra o que é a traqueostomia, quando é necessária e como o sistema respiratório funciona após o procedimento. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais

Entenda a importância da Nasofibrolaringoscopia

Entenda a nasofibrolaringoscopia: o que é, como é realizada e suas principais indicações na prática médica diária. Descubra sua importância para diagnósticos precisos.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
18:17 | 04/07/2024
magnifiercross