Dr. Arthur Vicentini

Mês de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Atualizado em: 14/07/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
O Julho Verde é um período de conscientização e prevenção dos tumores de cabeça e pescoço, com o objetivo de informar sobre os diferentes tipos de câncer e alguns seus fatores de risco como consumo excessivo de álcool e o tabagismo.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, falaremos sobre os fatores de risco associados aos tumores de cabeça e pescoço, além da importância da conscientização e prevenção dos tumores nesta região. Confira!

Julho Verde

O mês de julho foi decretado no Brasil como um período de prevenção e conscientização em relação aos tumores de cabeça e pescoço. 

É importante promover essa conscientização e realizar campanhas, uma vez que esses cânceres apresentam uma variedade de tipos que podem afetar essa região, como o câncer de tireoide, câncer de língua, câncer de laringe e câncer de pele

Principais Fatores de Risco 

Muitos desses tumores possuem fatores de risco preveníveis e evitáveis, por exemplo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, seja por meio de cigarros eletrônicos, narguilé ou cigarros convencionais, incluindo cigarros de palha, todos têm seus malefícios à saúde.

Da mesma forma, a exposição solar inadequada e o sexo oral desprotegido com pessoas desconhecidas podem transmitir doenças, especialmente o HPV. Esses fatores de risco podem ser evitados e reduzidos.

Medidas Preventivas 

Embora os tumores de cabeça e pescoço também possam ter uma carga genética familiar significativa, é possível prevenir e diminuir a incidência desses cânceres por meio da conscientização e adoção de medidas preventivas.

Essa abordagem é diferente de outros tipos de tumores, nos quais a carga genética tem um papel mais relevante, ao evitar esses fatores de risco, é possível reduzir a quantidade de tumores, que causam sequelas, mortes e impactos negativos na qualidade de vida, tanto pela presença do tumor quanto pelo tratamento. Portanto, é fundamental destacar a importância do Julho Verde. 

Caso você conheça alguém que fume, beba em excesso, não se proteja adequadamente contra a exposição solar ou esteja exposto a outros fatores de risco, compartilhe informações sobre esses temas.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross