Sumário
Neste post, falaremos sobre os fatores de risco associados aos tumores de cabeça e pescoço, além da importância da conscientização e prevenção dos tumores nesta região. Confira!
Julho Verde
O mês de julho foi decretado no Brasil como um período de prevenção e conscientização em relação aos tumores de cabeça e pescoço.
É importante promover essa conscientização e realizar campanhas, uma vez que esses cânceres apresentam uma variedade de tipos que podem afetar essa região, como o câncer de tireoide, câncer de língua, câncer de laringe e câncer de pele.
Principais Fatores de Risco
Muitos desses tumores possuem fatores de risco preveníveis e evitáveis, por exemplo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, seja por meio de cigarros eletrônicos, narguilé ou cigarros convencionais, incluindo cigarros de palha, todos têm seus malefícios à saúde.
Da mesma forma, a exposição solar inadequada e o sexo oral desprotegido com pessoas desconhecidas podem transmitir doenças, especialmente o HPV. Esses fatores de risco podem ser evitados e reduzidos.
Medidas Preventivas
Embora os tumores de cabeça e pescoço também possam ter uma carga genética familiar significativa, é possível prevenir e diminuir a incidência desses cânceres por meio da conscientização e adoção de medidas preventivas.
Essa abordagem é diferente de outros tipos de tumores, nos quais a carga genética tem um papel mais relevante, ao evitar esses fatores de risco, é possível reduzir a quantidade de tumores, que causam sequelas, mortes e impactos negativos na qualidade de vida, tanto pela presença do tumor quanto pelo tratamento. Portanto, é fundamental destacar a importância do Julho Verde.
Caso você conheça alguém que fume, beba em excesso, não se proteja adequadamente contra a exposição solar ou esteja exposto a outros fatores de risco, compartilhe informações sobre esses temas.