Dr. Arthur Vicentini

Linfonodos após as Vacinas do COVID-19

Atualizado em: 16/12/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Ultimamente muitas pessoas estão com dúvidas referente ao tamanho dos linfonodos, dos gânglios linfáticos, após as vacinas do COVID.

Felizmente, o período mais crítico da pandemia já passou, porém, ela ainda não acabou. Estamos vacinados, passando pelo processo de imunização, mas ainda receosos com as novas variantes.

Aumento dos Linfonodos

Muitas pessoas tem notado bastante o aumento de tamanho de linfonodos depois de doses de vacina.

Existem vários tipos de vacinas, diferentes modelos e marcas, e cada pessoa toma um tipo, uma combinação, intervalos entre uma dose e outra, terceira dose, várias situações distintas.

Porém, é bastante comum que as pessoas apresentem aumento de linfonodos depois de um, dois, três dias da dose da vacina.

Comum e esperado se pensarmos pelo fato de que o que a vacina faz, é mexer no nosso sistema imunológico para que nós tenhamos a criação de imunidade e anticorpos para nos proteger contra uma eventual infecção, um eventual contato com o vírus vivo e ativo que pode trazer problemas para o nosso organismo.

Então, esse tipo de alteração é bastante frequente, inclusive até algum mal-estar, dor, febre, uma dor no corpo que costuma ser passageira e melhorar em poucos dias.

Essas reações pós-vacina passam com:

  • Boa hidratação;
  • Boa alimentação
  • Repouso.

Os linfonodos podem sim aumentar de tamanho por conta dessas alterações imunológicas, mas normalmente, depois de alguns dias, um pouco mais do que esses outros sintomas acima, então as vezes cinco, sete, dez dias pode acontecer dos linfonodos ficarem um pouquinho maiores, mas depois eles costumam regredir.

Vale citar aqui que pacientes que tiveram covid, também podem ter aumento de tamanho dos linfonodos, e normalmente, esses linfonodos aumentados costumam demorar bastante tempo para regredir, cerca de dois, três, quatro meses para que retornem ao tamanho habitual. E pode ser até que algum deles fique um pouquinho aumentado depois de algum tempo.

Se você conhece alguém que teve covid ou que tomou vacina e teve aumento do tamanho dos linfonodos, compartilhe o nosso conteúdo para que possam entender o que está acontecendo com o organismo delas.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra a ilustração de uma pessoa com uma seringa de vacina em mãos.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de comentários

  1. Boa noite, estou com covid e tenho muita dor atrás da orelha, no pescoço e na cabeça do lado direito. Está muito dolorido

  2. Eu fikei com um aumento apos covid e ainda nao desapareceu.
    Tive covid pela segunda vez à 3 meses.

Pessoa tocando a região da garganta, destacando possível rouquidão ou desconforto persistente na voz.

Rouquidão persistente: pode ser motivo de preocupação?

Rouquidão pode ter várias causas. Descubra quando é hora de procurar um especialista e quais sinais merecem atenção.
Saiba Mais
Homem com expressão de desconforto, tampando os ouvidos, sugerindo problema auditivo ou dor.

Ouvido entupido constante pode ser tumor?

Entupimento no ouvido ou nariz pode ser infecção ou sinal de alerta. Saiba quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço.
Saiba Mais
Médico realiza exame de ultrassom na região da tireoide de uma paciente deitada, utilizando transdutor e luvas de proteção.

O que é TI-RADS e como ele classifica os nódulos na tireoide? 

Entenda o que é a classificação TI-RADS, como ela avalia nódulos da tireoide e quando é necessário realizar biópsia.
Saiba Mais
magnifiercross