Dr. Arthur Vicentini

Linfonodos após as Vacinas do COVID-19

Atualizado em 16/12/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Ultimamente muitas pessoas estão com dúvidas referente ao tamanho dos linfonodos, dos gânglios linfáticos, após as vacinas do COVID.

Felizmente, o período mais crítico da pandemia já passou, porém, ela ainda não acabou. Estamos vacinados, passando pelo processo de imunização, mas ainda receosos com as novas variantes.

Aumento dos Linfonodos

Muitas pessoas tem notado bastante o aumento de tamanho de linfonodos depois de doses de vacina.

Existem vários tipos de vacinas, diferentes modelos e marcas, e cada pessoa toma um tipo, uma combinação, intervalos entre uma dose e outra, terceira dose, várias situações distintas.

Porém, é bastante comum que as pessoas apresentem aumento de linfonodos depois de um, dois, três dias da dose da vacina.

Comum e esperado se pensarmos pelo fato de que o que a vacina faz, é mexer no nosso sistema imunológico para que nós tenhamos a criação de imunidade e anticorpos para nos proteger contra uma eventual infecção, um eventual contato com o vírus vivo e ativo que pode trazer problemas para o nosso organismo.

Então, esse tipo de alteração é bastante frequente, inclusive até algum mal-estar, dor, febre, uma dor no corpo que costuma ser passageira e melhorar em poucos dias.

Essas reações pós-vacina passam com:

  • Boa hidratação;
  • Boa alimentação
  • Repouso.

Os linfonodos podem sim aumentar de tamanho por conta dessas alterações imunológicas, mas normalmente, depois de alguns dias, um pouco mais do que esses outros sintomas acima, então as vezes cinco, sete, dez dias pode acontecer dos linfonodos ficarem um pouquinho maiores, mas depois eles costumam regredir.

Vale citar aqui que pacientes que tiveram covid, também podem ter aumento de tamanho dos linfonodos, e normalmente, esses linfonodos aumentados costumam demorar bastante tempo para regredir, cerca de dois, três, quatro meses para que retornem ao tamanho habitual. E pode ser até que algum deles fique um pouquinho aumentado depois de algum tempo.

Se você conhece alguém que teve covid ou que tomou vacina e teve aumento do tamanho dos linfonodos, compartilhe o nosso conteúdo para que possam entender o que está acontecendo com o organismo delas.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =

 | 11 / 01 / 22
Sabia que as ínguas também se formam atrás da orelha? Entenda o que leva a esse quadro e quais são as outras possíveis causas de um caroço na região.
Ler Mais
 | 06 / 01 / 22
O aumento dos linfonodos está relacionado a uma série de alterações. Continue lendo e confira quais as possíveis causas!
Ler Mais
1 2 3 19
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross