Sumário
Linfonodomegalia cervical, também conhecida como o aumento do tamanho ou do número de linfonodos, é uma das queixas mais comuns nos consultórios.
É muito comum dar alterações nos exames de rotina, como o check-up, que mostrem o aumento do tamanho ou do número de linfonodos. Isso faz com que as pessoas fiquem bastante preocupadas e procurem ajuda médica.
Causas de linfonodomegalia cervical
Essa é uma preocupação genuína porque os linfonodos fazem parte do sistema de drenagem e defesa do nosso organismo, o que chamamos de sistema imunológico. E eles podem aumentar por diversos motivos, tanto inflamatórios quanto infecciosos, sendo mais frequentes no último caso.
Os primeiros sinais de linfonodomegalia cervical
Porém, devemos ficar em alerta quando existir:
- persistência dos linfonodos aumentados;
- caroço no pescoço;
- nódulo dolorido e avermelhado;
- sintomas associados.
Sintomas de linfonodo maligno
Quando se trata de alterações malignas, os principais sintomas são:
- perda de peso excessiva;
- febre;
- sudorese;
- alteração de voz;
- alteração de respiração;
- dificuldade para engolir;
- sangramento na boca;
- feridas na pele ou na parte aero-digestiva alta.
Quando os linfonodos endurecidos começam a grudar em outras estruturas do pescoço, infiltrar na pele até sair secreção ou apresentar vermelhidão local, isso é chamado de coalescência, porém, não é necessário se desesperar.
O que fazer?
Procure um bom Cirurgião de Cabeça e Pescoço para fazer uma avaliação completa e tomar as medidas necessárias para um melhor diagnóstico efetivo e tratamento adequado.
Caso conheça alguém que tenha linfonodos aumentados e está preocupado, sem saber um caminho para seguir, fique à disposição para compartilhar o nosso conteúdo, curta e inscreva-se em nosso canal para aprender cada vez mais sobre o mundo da Cirurgia de Cabeça e Pescoço.