Dr. Arthur Vicentini

Lesões na boca que não cicatrizam podem ser sinais de câncer?

Atualizado em: 17/11/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

As lesões na boca podem ser desde tumores malignos até aftas. Alguns sintomas como dor, sangramento e o tempo que essas lesões permanecem na boca, são sinais de alerta para se procurar um médico.

Hoje iremos falar um pouco sobre lesões na cavidade bucal e alguns sintomas de alerta. Acompanhe para saber mais!

Lesões de cavidade oral 

Quando a gente fala de lesões de cavidade oral, na verdade estamos falando de vários tipos de doenças diferentes, como tumores benignos, tumores malignos, feridas, aftas e outros. Claro que a preocupação principal de quem vai ao consultório com uma lesão na boca, uma ferida, é sempre saber se aquilo pode estar relacionado a um tumor maligno.

Sinais de alerta

A gente consegue perceber alguns sinais de alerta, como quando a lesão dura muito tempo (2 ou 3 semanas), não cicatriza, tem dor, quando as lesões crescem, quando a lesão atrapalha o movimento da língua, quando sangra. Isso tudo deve chamar a atenção do paciente, são fatores de alerta para que o paciente possa notar e eventualmente procurar um médico, um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço para poder finalmente ter um diagnóstico adequado e depois fazer o tratamento.

Tempo de diagnóstico

É muito comum, aqui no consultório, os pacientes virem com lesões bem iniciais, às vezes um machucado na língua, em um local em que os dentes batem um pouco mais ou que ele costuma morder com um pouco mais de frequência, querendo saber se aquilo pode ser um tumor ou se devem ficar preocupados com a lesão. Já em outros casos, o paciente chega no consultório com lesões mais avançadas, com um tempo maior de duração, de 6 meses a 1 ano, e que nessa situação a gente já perdeu um pouco o tempo de diagnóstico precoce e tratamento.

Então, se você tem uma lesão que apresenta algum dos sintomas falados, ou conhece alguém com esse quadro, procure um médico e compartilhe esse conteúdo com essa pessoa.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
a imagem ilustra uma boca com uma ferida no lábio interno inferior

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher loira olhando para cima enquanto toca o pescoço, representando atenção à saúde da tireoide.

Quem pode fazer o tratamento com iodo para câncer de tireoide?

Descubra como a radioiodoterapia é utilizada no tratamento de tumores de tireoide, seus benefícios e em quais casos ela é recomendada para evitar a recorrência da doença.
Saiba Mais
Imagem microscópica de células com aparência tumoral em fundo vermelho, destacando a proliferação celular, com o ícone do YouTube sobreposto no centro.

Invasão ganglionar ou linfonodal em tumores de cabeça e pescoço

Saiba mais sobre a invasão ganglionar e linfonodal em tumores de cabeça e pescoço, as causas e abordagens essenciais e como pode impactar o tratamento e a saúde.
Saiba Mais
Mulher sendo examinada por médica com luvas azuis, destacando o foco em cuidados médicos.

Você conhece a pesquisa de corpo inteiro para câncer de tireoide?

Entenda os diferentes tipos de tumores de tireoide, seus tratamentos e a importância da iodoterapia no acompanhamento de pacientes.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2025
Atualizado em: 
10:27 | 10/01/2025
magnifiercross