Dr. Arthur Vicentini

Lesões na boca que não cicatrizam podem ser sinais de câncer?

Atualizado em: 17/11/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

As lesões na boca podem ser desde tumores malignos até aftas. Alguns sintomas como dor, sangramento e o tempo que essas lesões permanecem na boca, são sinais de alerta para se procurar um médico.

Hoje iremos falar um pouco sobre lesões na cavidade bucal e alguns sintomas de alerta. Acompanhe para saber mais!

Lesões de cavidade oral 

Quando a gente fala de lesões de cavidade oral, na verdade estamos falando de vários tipos de doenças diferentes, como tumores benignos, tumores malignos, feridas, aftas e outros. Claro que a preocupação principal de quem vai ao consultório com uma lesão na boca, uma ferida, é sempre saber se aquilo pode estar relacionado a um tumor maligno.

Sinais de alerta

A gente consegue perceber alguns sinais de alerta, como quando a lesão dura muito tempo (2 ou 3 semanas), não cicatriza, tem dor, quando as lesões crescem, quando a lesão atrapalha o movimento da língua, quando sangra. Isso tudo deve chamar a atenção do paciente, são fatores de alerta para que o paciente possa notar e eventualmente procurar um médico, um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço para poder finalmente ter um diagnóstico adequado e depois fazer o tratamento.

Tempo de diagnóstico

É muito comum, aqui no consultório, os pacientes virem com lesões bem iniciais, às vezes um machucado na língua, em um local em que os dentes batem um pouco mais ou que ele costuma morder com um pouco mais de frequência, querendo saber se aquilo pode ser um tumor ou se devem ficar preocupados com a lesão. Já em outros casos, o paciente chega no consultório com lesões mais avançadas, com um tempo maior de duração, de 6 meses a 1 ano, e que nessa situação a gente já perdeu um pouco o tempo de diagnóstico precoce e tratamento.

Então, se você tem uma lesão que apresenta algum dos sintomas falados, ou conhece alguém com esse quadro, procure um médico e compartilhe esse conteúdo com essa pessoa.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross