Dr. Arthur Vicentini

Hiperparatireoidismo

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O Hiperparatireoidismo, nada mais é do que o aumento da produção do hormônio da paratireoide. Saiba como identificar esse aumento de produção hormonal e como tratá-lo.

Glândula paratireoide

Quando nós falamos de glândulas endócrinas da região do pescoço, logo nos vem à mente a glândula tireoide.

Mas hoje falaremos sobre outra glândula, a paratireoide, que apesar do nome e da posição, tem uma relação um pouco mais distante com o funcionamento da tireoide.

A paratireoide fica logo atrás da tireoide, porém, ela não tem relação com a tireoide e sim com o equilíbrio do cálcio no nosso organismo.

Como sabemos, precisamos ingerir uma quantidade de cálcio diariamente, pois ele tem funções importantes dentro do nosso organismo, como por exemplo, produzir minerais para a formação dos ossos, prevenir doenças como osteoporose e osteopenia, fortalecer a musculatura do nosso organismo.

O que é hiperparatireoidismo?

O Hiperparatireoidismo nada mais é do que o aumento da produção do hormônio da paratireoide.

Então, se a gente tem o aumento da produção do hormônio da paratireoide de uma forma disfuncional, nós fazemos com que o paratormônio (PTH) e o cálcio subam bastante, e com essa elevação podemos ter vários distúrbios no nosso organismo, como formação de pedras nos rins, calcificações extra óssea, alterações do hábito intestinal, mudanças do padrão comportamental das pessoas. 

Em casos mais avançados, podemos ter até fraturas patológicas, osteoporose e alterações mais importantes quando a doença se agrava um pouco mais.

Tratamento

Não é todo caso de hiperparatireoidismo que precisa ser operado. Alguns casos mais leves são assintomáticos e não é necessário partir para a cirurgia, basta acompanhar e observar.

Mas em casos mais avançados, temos alguns critérios específicos que precisamos pensar para partirmos para a cirurgia, pois já pode estar acontecendo alguma disfunção no organismo.

Alguns desses critérios são:

  • cálcio muito elevado;
  • pessoas abaixo dos 50 anos;
  • cálculos urinários;
  • osteoporose;
  • ou alguma outra alteração já desencadeada por conta dessa alteração do cálcio.

Nesses casos pensamos na cirurgia.

Se você conhece alguém com diagnóstico de hiperparatireoidismo, cálculo urinário de repetição ou osteoporose sem causa específica, compartilhe o nosso conteúdo, curta e inscreva-se em nosso canal para aprender cada vez mais sobre o mundo da Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem ilustra um pescoço e com quatro glândulas em destaque.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross