Dr. Arthur Vicentini

Fertilidade: Existe relação com os problemas de tireoide?

Atualizado em: 17/05/2023
Tempo de leitura: 1 minuto
Os hormônios produzidos pela tireoide são muito importantes tanto para o funcionamento adequado do organismo, como para a formação de um feto, afetando diretamente a fertilidade de uma pessoa.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, falamos sobre a relação entre a tireoide e a fertilidade feminina. Confira!

A importância da Tireoide

Quando a gente fala a respeito da glândula tireóide, estamos falando de uma estrutura que tem no centro do pescoço e que produz uma série de hormônios, como T3, T4, T4 livre e outros, que são responsáveis pela velocidade do funcionamento do organismo. Isso é muito importante quando estamos precisando fazer alguma avaliação, alguma investigação de alterações do nosso organismo.

Fertilidade feminina

Para as mulheres que ficam grávidas, é muito importante que o corpo esteja todo equilibrado, que a velocidade de funcionamento dele esteja regular e que os hormônios femininos também estejam bem regulador nessa situação, então, é muito importante que a função da tireoide esteja preservada.

Normalmente, quem faz essa primeira investigação, essa primeira avaliação, é o próprio ginecologista ou obstetra que vai acompanhar a mulher nesse processo de fertilidade. Mas, essa investigação também pode ser feita por um endocrinologista e até por um cirurgião de cabeça e pescoço.

Se você consegue alguém que está tentando ter filhos e está tendo dificuldade para engravidar; que sabe que tem alguma disfunção na tireoide, algum nódulo ou aumento de volume, encaminhe esse vídeo para essa pessoa para que ela possa buscar ajuda especializada.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
a imagem ilustra um espermatozoide indo em direção a um óvulo

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais

Quais sintomas indicam câncer na garganta, cabeça e pescoço?

Confira os principais sintomas do câncer de garganta e saiba quando procurar ajuda médica. Diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Saiba Mais
Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
magnifiercross