Dr. Arthur Vicentini

Fertilidade: Existe relação com os problemas de tireoide?

Atualizado em: 17/05/2023
Tempo de leitura: 1 minuto
Os hormônios produzidos pela tireoide são muito importantes tanto para o funcionamento adequado do organismo, como para a formação de um feto, afetando diretamente a fertilidade de uma pessoa.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, falamos sobre a relação entre a tireoide e a fertilidade feminina. Confira!

A importância da Tireoide

Quando a gente fala a respeito da glândula tireóide, estamos falando de uma estrutura que tem no centro do pescoço e que produz uma série de hormônios, como T3, T4, T4 livre e outros, que são responsáveis pela velocidade do funcionamento do organismo. Isso é muito importante quando estamos precisando fazer alguma avaliação, alguma investigação de alterações do nosso organismo.

Fertilidade feminina

Para as mulheres que ficam grávidas, é muito importante que o corpo esteja todo equilibrado, que a velocidade de funcionamento dele esteja regular e que os hormônios femininos também estejam bem regulador nessa situação, então, é muito importante que a função da tireoide esteja preservada.

Normalmente, quem faz essa primeira investigação, essa primeira avaliação, é o próprio ginecologista ou obstetra que vai acompanhar a mulher nesse processo de fertilidade. Mas, essa investigação também pode ser feita por um endocrinologista e até por um cirurgião de cabeça e pescoço.

Se você consegue alguém que está tentando ter filhos e está tendo dificuldade para engravidar; que sabe que tem alguma disfunção na tireoide, algum nódulo ou aumento de volume, encaminhe esse vídeo para essa pessoa para que ela possa buscar ajuda especializada.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
a imagem ilustra um espermatozoide indo em direção a um óvulo

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher observa o próprio rosto no espelho, tocando a bochecha com expressão atenta, possivelmente avaliando sinais de paralisia facial.

Paralisia facial: o que é?

A paralisia facial pode ter causas graves e silenciosas. Saiba os sinais de alerta e a importância de buscar ajuda médica o quanto antes.
Saiba Mais
Médico examina o pescoço de paciente com luva azul, sugerindo avaliação de nódulos ou lesões na tireoide.

Cisto e nódulos na tireoide: qual a diferença?

Descubra o que são lesões de tireoide, como identificar cistos e nódulos, e quando é necessário investigar. Explicações do Dr. Arthur Vicentini.
Saiba Mais
Pessoa aponta um lápis para uma pinta escura e elevada na nuca, sugerindo análise dermatológica ou exame de sinais na pele.

Carcinoma espinocelular: o que é?

Carcinoma espinocelular: entenda o que é, onde aparece e os principais fatores de risco como sol, cigarro e álcool.
Saiba Mais
magnifiercross