Sumário
Receber o diagnóstico de câncer de garganta é uma situação delicada. Esse momento desperta muitas dúvidas, incertezas e inseguranças, mas é muito importante saber como proceder para encarar da melhor forma essa realidade.
Antes de tudo, é fundamental contar com o apoio do Cirurgião de Cabeça e Pescoço que vai acompanhar seu caso. Mas isso não apenas em relação ao tratamento, e também quanto a outras medidas e ações que vão ajudar a promover uma melhor qualidade de vida nesse momento.
Continue lendo este artigo para entender como você deve proceder caso receba o diagnóstico de um câncer de garganta.
Esclareça todas as suas dúvidas sobre a doença
Como explicamos na introdução, o diagnóstico do câncer de garganta (tecnicamente chamada de faringe) pode trazer muitas dúvidas e incertezas. Nesse primeiro momento, é fundamental que você converse bastante com o seu Cirurgião de Cabeça e Pescoço para esclarecer todas elas.
A internet facilita muito o acesso à informação, mas nem todas as fontes são confiáveis. Além disso, é importante entender que um caso é diferente do outro e, por isso, o diagnóstico e o tratamento devem ser individualizados.
Por isso, sempre que você precisar de algum tipo de informação ou de esclarecimento, recorra ao especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço para que ele possa apresentar os fatos de acordo com as características do seu caso, evitando falsas interpretações e equívocos que podem deixar a situação mais tensa ou causar preocupações desnecessárias.
Inicie o tratamento o quanto antes
Esclarecer as suas dúvidas vai ajudar a entender melhor a doença e o seu próprio quadro, além daquilo que precisará ser feito para equilibrar a sua saúde. Isso também ajudará durante o tratamento para que você saiba como proceder da melhor forma.
É indispensável que o tratamento comece o mais rápido possível. Cada dia é muito importante para evitar a progressão da doença e se aproximar ainda mais da cura. Então, não deixe para depois porque o tempo é muito precioso e sua saúde pode depender disso.
Siga todas as orientações dos médicos e especialistas
O câncer de garganta pode ser tratado pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço em parceria com outros especialistas, como Otorrinolaringologista, Oncologista, Radioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo, profissionais que vão compor uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os cuidados necessários para a boa recuperação.
Mais uma vez, é recomendado esclarecer todas as dúvidas com cada um dos especialistas que acompanharão o seu caso. Também é indispensável seguir à risca as orientações desses profissionais para que você possa alcançar os melhores resultados com o seu tratamento, além de ter mais conforto durante ele.
Crie uma rede de apoio
Não podemos negar que o diagnóstico de câncer de garganta pode causar abalos emocionais, gerando ansiedade e estresse. Além disso, dependendo do tratamento, existe a possibilidade de causar algumas limitações temporárias e certos desconfortos.
Portanto, é muito importante construir uma rede de apoio composta por pessoas da sua confiança, com as quais você possa contar se for necessário, tanto para fazer o acompanhamento médico quanto para questões do dia a dia.
Se necessário, procure ajuda de um Psicólogo e/ou Psiquiatra.
Informe-se sobre seus direitos
Pacientes oncológicos são detentores de diversos direitos previstos por lei. É interessante que você procure se informar a respeito desses direitos, que envolvem, por exemplo, o auxílio-doença e o amparo assistencial para pessoas que se enquadram em um determinado perfil.
Procure saber mais a respeito disso para que você disponha de recursos e também possa garantir disponibilidade de tempo para se dedicar integralmente ao cuidado da sua saúde, sem se preocupar com renda.
Cuide da saúde mental
Explicamos que o diagnóstico de câncer de garganta, assim como qualquer outro tipo de câncer, pode causar abalos emocionais. Então, procure cuidar também da sua saúde mental para que você consiga manter as suas emoções em equilíbrio durante o tratamento, se mantendo mais confiante.
O apoio psicológico é muito importante para aceitar a doença e saber como conviver com ela. Emoções e pensamentos positivos também ajudam a alcançar a cura porque influenciam a saúde de um modo geral.
Ao receber o diagnóstico de câncer de garganta, você deve colocar a sua saúde como prioridade para que consiga realizar o tratamento conforme as orientações do especialista e alcançar os melhores resultados possíveis.