Dr. Arthur Vicentini

Entenda um pouco sobre a Traqueostomia

Atualizado em: 09/11/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
A traqueostomia é o procedimento que envolve a criação de um acesso direto à traqueia através de uma abertura no pescoço, fornecendo uma solução crucial quando a via respiratória natural se torna inadequada.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, explicaremos sobre a Traqueostomia, destacando como o procedimento é realizado, quais cuidados são essenciais e as opções de dispositivos disponíveis. Confira! 

Função da Traqueostomia 

Quando falamos a respeito de traqueostomia, estamos tratando daquele dispositivo que colocamos no pescoço das pessoas para permitir a respiração adequada quando o caminho natural da respiração não funciona.

Em casos de tumores na cavidade oral, na caixa da voz, traumas na região, doenças neurológicas ou degenerativas que afetam a capacidade de engolir ou respirar corretamente, há a necessidade de criar um caminho alternativo entre os pulmões e o meio externo. Isso é feito cirurgicamente, criando um pequeno orifício controlado na traqueia, conhecido como traqueostomia.

Como é realizado este procedimento?

É fundamental que a traqueostomia seja realizada por um profissional especializado, no local correto e com o dispositivo apropriado, para evitar complicações e dificuldades no manuseio, mesmo após a decanulação. Quando a confecção adequada da traqueostomia é realizada, o paciente geralmente se adapta muito melhor.

Podemos utilizar cânulas plásticas ou metálicas. Algumas cânulas de plástico permitem o uso de um intermediário, conhecido como "cuff," que protege contra a descida de secreções.

Alguns dispositivos mais avançados incluem tecnologia que permite a acoplagem de válvulas ou aspiradores, aprimorando a qualidade da reabilitação, dos cuidados de saúde e da via aérea desses pacientes.

Mantenha-se informado!

Portanto, se você conhece alguém que possui uma traqueostomia devido à obstrução respiratória, tumores ou está prestes a passar por um procedimento extenso com a perspectiva de utilizar a traqueostomia temporariamente ou de forma definitiva, compartilhe este conteúdo com essas pessoas. Isso ajudará a proporcionar um entendimento mais claro, reduzindo a angústia e preocupação.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traqueostomia: Quando é necessário trocar a cânula?

Descubra tudo sobre a traqueostomia, desde suas indicações para facilitar a respiração até a importância vital da troca periódica da cânula para evitar complicações respiratórias sérias.
Saiba Mais

O que é traqueostomia: como funciona o sistema respiratório após o procedimento?

Descubra o que é a traqueostomia, quando é necessária e como o sistema respiratório funciona após o procedimento. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais

Entenda a importância da Nasofibrolaringoscopia

Entenda a nasofibrolaringoscopia: o que é, como é realizada e suas principais indicações na prática médica diária. Descubra sua importância para diagnósticos precisos.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
18:17 | 04/07/2024
magnifiercross