Sumário
Neste post, explicaremos sobre a Traqueostomia, destacando como o procedimento é realizado, quais cuidados são essenciais e as opções de dispositivos disponíveis. Confira!
Função da Traqueostomia
Quando falamos a respeito de traqueostomia, estamos tratando daquele dispositivo que colocamos no pescoço das pessoas para permitir a respiração adequada quando o caminho natural da respiração não funciona.
Em casos de tumores na cavidade oral, na caixa da voz, traumas na região, doenças neurológicas ou degenerativas que afetam a capacidade de engolir ou respirar corretamente, há a necessidade de criar um caminho alternativo entre os pulmões e o meio externo. Isso é feito cirurgicamente, criando um pequeno orifício controlado na traqueia, conhecido como traqueostomia.
Como é realizado este procedimento?
É fundamental que a traqueostomia seja realizada por um profissional especializado, no local correto e com o dispositivo apropriado, para evitar complicações e dificuldades no manuseio, mesmo após a decanulação. Quando a confecção adequada da traqueostomia é realizada, o paciente geralmente se adapta muito melhor.
Podemos utilizar cânulas plásticas ou metálicas. Algumas cânulas de plástico permitem o uso de um intermediário, conhecido como "cuff," que protege contra a descida de secreções.
Alguns dispositivos mais avançados incluem tecnologia que permite a acoplagem de válvulas ou aspiradores, aprimorando a qualidade da reabilitação, dos cuidados de saúde e da via aérea desses pacientes.
Mantenha-se informado!
Portanto, se você conhece alguém que possui uma traqueostomia devido à obstrução respiratória, tumores ou está prestes a passar por um procedimento extenso com a perspectiva de utilizar a traqueostomia temporariamente ou de forma definitiva, compartilhe este conteúdo com essas pessoas. Isso ajudará a proporcionar um entendimento mais claro, reduzindo a angústia e preocupação.