Dr. Arthur Vicentini

Doenças de Cabeça e Pescoço

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Blog-Doencas-De-Cabeca-E-Pescoco-Dr-Arthur-Vicenti
Doenças De Cabeça E Pescoço

Quando fazer?

Como já publicamos em outro artigo, a Glândula Tireoide faz parte do sistema endócrino e produz hormônios que ajudam a regular o metabolismo do nosso corpo. 

Existem diversas doenças que podem acometer a glândula tireoide, desde nódulos benignos, até cânceres originados de suas células, bem como as doenças funcionais. Algumas dessas doenças têm tratamento clínico, no entanto muitas delas levam o paciente à indicação de uma tireoidectomia, ou seja, remoção da Glândula Tireoide.

Cirurgia da Tireoide: indicação

A tireoidectomia pode ser parcial ou total, com ou sem a retirada dos linfonodos do pescoço (falaremos sobre este assunto em uma futura publicação).

Para que seja realizada uma dessas cirurgias, existem indicações já bem estabelecidas na literatura mundial e que, por vezes, têm sido rediscutidas. As principais indicações para a tireoidectomia são:

Suspeita ou confirmação de malignidade   

Através de exames como a punção aspirativa por agulha fina, coletamos células que são analisadas ao microscópio, e determinamos a porcentagem de risco de um nódulo da tireoide ser maligno ou benigno (CLassificação de Bethesda).

Sintomas compressivos

Quando o aumento do volume da glândula comprime as estruturas adjacentes presentes no pescoço, surge a dificuldade respiratória, dificuldade alimentar ou alterações da fala, além da compressão dos vasos sanguíneos da região do pescoço.

Bócios mergulhantes

Quando a Tireoide aumenta e se insinua para o tórax, ela passa a ocupar o mediastino, local onde ficam o coração, os grandes vasos sanguíneos e outras estruturas importantes próximas aos pulmões. 

Hipertireoidismo sem possibilidade de tratamento clínico

O aumento das funções da Glândula Tireoide leva a alterações de todo o metabolismo do nosso corpo, podendo comprometer algumas de suas funções, e trazer grandes prejuízos para a saúde. 

Quando o hipertireoidismo não pode ser tratado de forma clínica, ou com iodo radioativo (por contraindicação de uso de medicação ou por falha destas modalidades de tratamento), a alternativa é a remoção da glândula tireoide.

Queixas Estéticas

Por estarem em localização de grande exposição (região anterior do pescoço), algumas pessoas podem sentir incômodo estético pelo aumento da tireoide, levando à retirada da glândula quando for necessário. 

Somente através de exames específicos e avaliação clínica completa será possível determinar a necessidade e a melhor abordagem para a realização da tireoidectomia.

Procure um cirurgião de cabeça e pescoço habilitado para tirar suas dúvidas. Marque hoje mesmo uma consulta!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
destacada-blog-doencas-de-cabeca-e-pescoco-dr-arthur-vicentini

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAGS:
Pessoa tocando a região da garganta, destacando possível rouquidão ou desconforto persistente na voz.

Rouquidão persistente: pode ser motivo de preocupação?

Rouquidão pode ter várias causas. Descubra quando é hora de procurar um especialista e quais sinais merecem atenção.
Saiba Mais
Homem com expressão de desconforto, tampando os ouvidos, sugerindo problema auditivo ou dor.

Ouvido entupido constante pode ser tumor?

Entupimento no ouvido ou nariz pode ser infecção ou sinal de alerta. Saiba quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço.
Saiba Mais
Médico realiza exame de ultrassom na região da tireoide de uma paciente deitada, utilizando transdutor e luvas de proteção.

O que é TI-RADS e como ele classifica os nódulos na tireoide? 

Entenda o que é a classificação TI-RADS, como ela avalia nódulos da tireoide e quando é necessário realizar biópsia.
Saiba Mais
magnifiercross