Dr. Arthur Vicentini

Conheça a TOETVA: tireoidectomia endoscópica transoral

Atualizado em 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Quando o assunto é cirurgia de tireoide, existe a forma tradicional que é através de uma incisão na região anterior do pescoço que funciona muito bem. Porém, para algumas pessoas têm se proposto técnicas alternativas para a cirurgia ser feita a fim de evitar a incisão na região cervical anterior.

O que é TOETVA?

Hoje, a técnica alternativa que tem sido mais divulgada e veio para o Brasil nos últimos anos é conhecida como TOETVA, uma sigla em inglês que significa: tireoidectomia por via endoscópica transoral, ou seja, através da boca.

Como a tireoidectomia transoral – TOETVA é feita?

Essa técnica é feita através de anestesia geral e depois que o paciente estiver dormindo, o lábio dele é afastado, são feitos três pequenos orifícios entre o lábio e os dentes e são inseridas duas pinças e uma câmera com luz na ponta para enxergar e visualizar todas as estruturas lá dentro.

Depois disso, a dicção é feita afastando as estruturas mais nobres da região, ou seja, o nervo da voz, o nervo laríngeo inferior e as glândulas paratireoides, e expondo a glândula tireoide para realizar a ressecção com o selamento dos vasos sanguíneos para que não haja nenhum sangramento.

Após tudo isso, a tireoide é retirada pelo orifício principal que fica na região central do lábio. A tireoide é removida e enviada para o hepatologista.

Pós-operatório da tireoidectomia transoral – TOETVA

No pós-operatório, alguns pacientes relatam uma dor um pouco mais intensa, porém, medicamentos são receitados para evitar esse incômodo.

A maioria dos pacientes que faz essa cirurgia tem uma taxa baixa de complicações. Ainda estão sendo feitos estudos para comprovar a segurança dessa técnica, mas a experiência que nós temos com esse tipo de cirurgia é muito boa e que evita uma cicatriz na região do pescoço.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × cinco =

 | 07 / 06 / 22
Entenda como é feito o tratamento do bócio multinodular e descubra quando é necessário tratar esse quadro clínico.
Ler Mais
Descubra quais são os cuidados fundamentais que devem ser adotados após a tireoidectomia para garantir uma recuperação mais tranquila e evitar complicações da cirurgia.
Ler Mais
1 2 3 33
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado às 09:18 | 16/11/2021
magnifiercross