Sumário
O pré-operatório da cirurgia de tireoide envolve uma análise clínica e do quadro específico detalhados do paciente para programação do tratamento e para reduzir o risco de complicações durante e no pós-operatório.
Já o pós-operatório envolve cuidados como repouso relativo e evitar o uso excessivo da voz, para prevenir inchaços, sangramentos e favorecer a cicatrização.
Problemas como hipertireoidismo, nódulos e câncer de tireoide podem receber a indicação de uma cirurgia da tireoide, ou seja, uma tireoidectomia. Ela é realizada para retirada parcial ou total da glândula, dependendo da necessidade de cada paciente.
A tireoidectomia é um procedimento complexo, tendo em vista a localização da glândula e a proximidade de estruturas nobres, tais como vasos sanguíneos, nervos responsáveis pela movimentação das cordas vocais e outros órgãos vitais da região. No entanto, sendo realizada por um Cirurgião de Cabeça e Pescoço com formação consistente e com experiência, as chances de complicação são bem reduzidas.
Sendo assim, a tireoidectomia consiste em uma técnica invasiva e que precisa de cuidados antes, durante e depois, para garantir o sucesso do tratamento e evitar complicações ou riscos para o paciente.
Mas o que acontece no pré-operatório e no período após a cirurgia de tireoide? Preparamos este artigo para responder essa pergunta. Confira!
Pré-operatório da Cirurgia de Tireoide
O pré-operatório dos procedimentos cirúrgicos, incluindo a cirurgia de tireoide, é um momento de análises e preparação para a realização da técnica. O paciente passa por uma consulta completa e por uma série de exames, conforme as características do problema que será tratado e o seu quadro clínico em geral.
É por meio dessas ferramentas que a equipe que realizará a cirurgia, assim como o anestesista, podem conhecer mais profundamente a saúde do paciente, avaliando o seu estado clínico e também orientando a pessoa sobre os preparos necessários para realizar a cirurgia de tireoide.
Essa é uma etapa fundamental para garantir uma maior segurança para o paciente na hora da realização da cirurgia. Os cuidados que serão adotados no pré-operatório também podem contribuir para que o paciente se recupere mais rápido depois do procedimento, evitando ao máximo possíveis riscos de complicações.
Serão solicitados exames de hemoglobina, coagulação e outras dosagens para entender se o funcionamento do organismo está equilibrado. Dosagens de cálcio e Vitamina D costumam ser importantes, porque alguns pacientes podem precisar de reposição dessas substâncias para evitar desconfortos musculares durante o processo de recuperação.
Em função da anestesia, também são solicitados outros exames para monitorar o funcionamento do coração, dos rins e sais minerais; e algumas técnicas específicas e mais direcionadas, para conhecer a região que será operada.
Outro cuidado adotado no pré-operatório da cirurgia de tireoide é a adoção de hábitos mais saudáveis. É recomendado evitar o cigarro, o consumo de bebidas alcoólicas, adotar uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos. Também é importante manter problemas como colesterol, diabetes e hipertensão sob controle.
Como dito, cada paciente pode receber uma recomendação específica para o seu preparo para a cirurgia, dependendo das suas necessidades, como é o caso daqueles que fazem uso de medicamentos contínuos. Assim, é fundamental seguir as recomendações do seu Cirurgião de Cabeça e Pescoço.
Pós-operatório da Tireoidectomia
De um modo geral, o paciente recebe alta já no dia seguinte após o procedimento. Nesse momento, ele receberá todas as instruções sobre os medicamentos que precisam ser administrados, como anti-inflamatórios, analgésicos e, em alguns casos, hormônios de reposição.
Logo na primeira semana, é muito importante evitar esforço físico e também movimentos mais intensos com o pescoço. Essas medidas ajudam a evitar os edemas (inchaços) e possíveis sangramentos no local.
Recomendamos, ainda, que o paciente não dirija nos primeiros 15 dias após o procedimento, mas não é necessário manter repouso absoluto. Pequenas caminhadas são bem-vindas para manter a circulação principalmente das pernas e dos pés. O paciente também pode se sentar, fazer as refeições à mesa e realizar outras atividades para seu entretenimento, como usar o celular, computador, ler e ver televisão.
Não é necessário se abster da fala, mas é interessante evitar o uso intenso da voz porque provoca esforço e pode causar inchaço na região operada. Em relação à alimentação, é preferível evitar os alimentos com potencial de causar alergias, como a carne de porco e frutos do mar, além de alimentos mais pesados, que podem causar desconforto abdominal, enquanto o intestino não volta a funcionar normalmente. Dê preferência para uma alimentação mais leve e natural, rica em nutrientes e proteínas. Água e sucos também são importantes.
A exposição ao sol deve ser evitada porque ele pode prejudicar a cicatrização e causar alterações estéticas futuras. Na segunda semana após a cirurgia de tireoide, é possível retomar o trabalho ou os estudos. Os esforços físicos mais intensos costumam ser liberados após os primeiros 15 dias, mas sempre é necessário consultar seu cirurgião.
A cirurgia de tireoide costuma ser muito bem sucedida, em especial quando as recomendações pré e pós-operatórias são seguidas à risca, conforme a recomendação do médico. Isso vai garantir um bom preparo do organismo para o procedimento e condições adequadas e favoráveis para a recuperação dos tecidos.